MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Em Porto Feliz, SP, campanha orienta prevenção contra febre maculosa


Técnicos da vigilância epidemiológica vão visitar mais de mil propriedades.
Duas pessoas morreram na região por causa da doença.

Do Globo Rural

Ivan Segato planta uva em Porto Feliz, sudeste de São Paulo, e também é criador de gado. Mas é um outro animal que está tirando a tranquilidade dele. “Está tendo muita incidência de capivaras na região e a preocupação é que elas deixem os carrapatos”, diz.
A capivara é a principal hospedeira do carrapato estrela, que se infectado por uma bactéria, transmite a febre maculosa para outros animais e o homem.
Uma dona de casa e o filho de cinco anos, que moravam no município, contraíram a doença e morreram. Um outro filho e o marido também foram diagnosticados com febre maculosa, mas não correm risco de morrer.
A preocupação com a doença deu origem a uma campanha em Porto Feliz. Técnicos da vigilância epidemiológica e da zoonoses vão visitar 1.200 famílias da zona rural para orientar os moradores.
Durante os contatos, os funcionários entregam panfletos, que contém informação sobre a doença.
Os principais sintomas da febre maculosa são febre persistente, dor no corpo, dor de cabeça, náusea e diarreia. As manchas avermelhadas que costumam aparecer indicam que a doença já está em estágio avançado e aí o tratamento fica mais complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário