MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Excesso de chuva provoca queda na produtividade do girassol em GO


Produtividade caiu e agricultores estão preocupados com o rendimento.
GO é o segundo maior produtor de girassol do país, só perde para MT.

Do Globo Rural

De acordo com o IBGE foram plantados nesta safrinha em Goiás cerca de 16.300 hectares de girassol. Só em Jataí, no sudoeste do estado há quase 2.700 hectares.
A estimativa inicial era de que a produção no município chegasse a mais de 3.200 toneladas do grão, mas por causa do longo período de chuva este ano, as lavouras foram atacadas por pragas e doenças.
O mofo branco tomou conta de grande parte da plantação. A agrônoma Adriana Verdinazzi explica que o fungo diminui a resistência do pé de girassol e apodrece os grãos.
Em uma lavoura que foi uma das mais castigadas pelo excesso de chuva durante o ciclo do girassol no município de Jataí, a colheita está quase terminando e o agricultor já contabiliza os prejuízos. O rendimento médio em algumas áreas é de apenas nove sacas por hectare em algumas áreas, menos de um terço da produtividade esperada.
O produtor Adelico Verdinazzi apostou no cultivo do girassol este ano. Dobrou a área plantada e investiu na adubação e em defensivos. Toda a produção já havia sido vendida para uma indústria da região, através de contrato antecipado, mas, agora, na época da colheita, ele não alcançou o resultado que esperava. "Este ano não vamos ter lucro, se empatar está bom demais. O ano que vem acho que não planto mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário