MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Exploração do babaçu terá destaque nos debates da 64ª reunião da SBPC


São Luis sediará discussão sobre como a ciência ajuda a combater pobreza.
Encontro inicia neste domingo (22) e termina na próxima sexta-feira (27).

Do G1 MA

Quebradeira de coco (Foto: Divulgação/MIQCB)Movimento reúne quebradeiras de coco do MA, PI,
PA e TO (Foto: Divulgação/MIQCB)
O babaçu, palmeira brasileira explorada em diversas atividades econômicas, terá destaque nas discussões realizadas na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, que começa neste domingo (22) em São Luis.
O encontro, que segue até a próxima sexta-feira (27), pega carona na discussão sobre erradicação da pobreza iniciada na Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho.
Desta vez, especialistas de diversas universidades do país serão norteados pelo tema "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza", mas sem deixar de lado a discussão sobre a busca pela inovação da ciência no país, as linhas de pesquisa já exploradas e o futuro do programa aeroespacial brasileiro, que mantém uma base de lançamentos no Maranhão.
Extrativismo como sustento das famílias
Considerada uma alternativa de combate à pobreza, a cultura do babaçu terá nesta edição da SBPC, já que o Maranhão é maior produtor de coco babaçu do país e responsável por mais de 90% da safra. De sabão a óleo comestível, mais tarde transformado em margarina, as amêndoas retiradas do coco de babaçu auxiliam milhares de famílias no estado, principalmente as mulheres, chamadas de quebradeiras, cuja imagem já foi incorporada ao folclore da região.
Esta exploração extrativista será tema de ao menos cinco debates, que vão discutir a função social da atividade, o impacto na vida das quebradeiras e como a subsistência de populações no Nordeste do país. No dia 25, durante a conferência "A luta pelo acesso livre aos babaçuais", mulheres que integram o Movimento Interestadual das quebradeiras de coco babaçu (MIQCB) vão apresentar sua experiência e contar como a vida delas mudou após melhorias nesta atividade.
O grupo tem apoio de vários movimentos sociais, reforçado na década de 1980 durante conflitos agrários na região. A partir da necessidade de pressionar por mais acesso aos babaçuais, evitando disputa de terras com fazendeiros, as quebradeiras de coco começaram a se articular e criaram o MIQCB.
Segundo Francisca da Silva Nascimento, coordenadora executiva do MIQCB no Piauí (a organização está instalada ainda no Maranhão, Tocantins e Pará), apesar de uma evolução na atividade nos últimos anos, a realidade ainda é difícil nos quatro estados.
"Muitas quebradeiras são duplamente exploradas, primeiro pelos fazendeiros, que restringem seu acesso aos babaçuais, depois pelos atravessadores, que repassam a amêndoa aos donos de fábricas de óleo e sabonete. Não podemos deixar de citar ainda que em muitas regiões as indústrias que utilizam o babaçu, como a do carvão, querem transformar as quebradeiras em catadeiras, através de falsas ilusões e promessas”, afirmou.
Mulheres quebram coco para sobreviver (Foto: Divulgação/MIQCB)Mulheres quebram coco para sobreviver no Nordeste do país. (Foto: Divulgação/MIQCB)
Desmatamento também atinge atividade extrativista
Outro grande entrave encontrado pelas quebradeiras é o desmatamento dos babaçuais, ameaçados pela criação de gado e pelo plantio de florestas de eucalipto. “Estamos lutando nos quatro estados pela lei de livre acesso aos babaçuais nos níveis federal, estadual e municipal. Atualmente, 16 municípios onde o movimento atua já aprovaram a 'lei do babaçu livre'. Para nós é uma grande conquista", disse Francisca.
De acordo com Francisca, o movimento também está voltado para conservar as áreas onde acontecem as coletas das amêndoas. “Muitas empresas, em nome do desenvolvimento, estão destruindo nossas florestas. Não queremos esse tipo de desenvolvimento. Queremos nossa floresta preservada e um desenvolvimento baseado na conservação de nossos babaçuais. É para isso que lutamos”.
Lucro revertido para as famílias
Muito além da exploração econômica, a atividade das quebradeiras de coco babaçu possui função social importante, já que envolve centenas de famílias nos quatro estados e cerca de 300 mil extrativistas. Para a maioria dos trabalhadores, se trata da única fonte de renda que, indiretamente, contribui para evitar uma migração destas populações para as cidades.
Palmeira de coco babaçu (Foto: Divulgação/MIQCB)Palmeira de coco babaçu (Foto: Divulgação/MIQCB)
Além da venda das amêndoas do babaçu e cascas para a realização de carvão vegetal, o movimento promove parcerias para a realização de pesquisas que otimizem a atividade.
A partir desses estudos, foram criadas capacitações que já auxiliam as quebradeiras a ganhar um dinheiro extra com a confecção de vários produtos derivados do babaçu.

“Buscamos desenvolver projetos econômicos nas comunidades onde residem as quebradeiras. Centenas dessas mulheres trabalham em grupos ou cooperativas produzindo artesanato, sabonetes, sabão, massa de babaçu, azeite, carvão e óleo", explicou Francisca.
“Hoje trabalhamos em unidades de beneficiamento do babaçu, isso é desenvolvimento. Queremos melhorar a qualidade do nosso produto, ampliar a comercialização, mas tudo isso conservando nossa principal fonte de desenvolvimento", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário