MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fábricas do polo de duas rodas do AM terão incentivos para evitar demissões


Sefaz não vai cobrar ICMS da conta de energia elétrica das fábricas.
Suframa vai reduzir taxa e o Governo Federal vai reduzir PIS/Cofins.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

Produção; motos; suzuki (Foto: Rafael Miotto/ G1)Medidas devem incentivar produção em Manaus (Foto: Rafael Miotto/ G1)
Um conjunto de medidas de apoio às empresas de duas rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que amargam uma dura crise, foi anunciado nesta quinta-feira (5), pelo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, e pelo secretário de Fazenda do Amazonas, Isper Abrahim. Tais medidas consistem na redução de impostos, que visam fortalecer as empresas e evitar demissões em massa no segundo semestre.
De acordo com Thomaz, a Superintendência da Suframa planeja reduzir o valor da Taxa de Serviços Administrativos (TSA), cobrado das empresas instaladas no PIM. A medida terá vigência até dezembro deste ano.
O Governo Federal estuda ainda desonerar a cobrança do Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins).
Isper Abrahim informou que o Governo do Amazonas pretende dar isenção temporária de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de energia elétrica tanto das fábricas de motocicletas quanto de outras indústrias que compõem o polo de duas rodas.
A segunda medida, disse ele, é aumentar para até 40 dias o prazo de recolhimento do ICMS das operações financeiras, afim de garantir melhor fluxo de caixa às empresas.
Para Isper, as medidas anunciadas pela Suframa, pelo Governo Federal e pela Sefaz vão reduzir os impactos da crise sobre o polo de duas rodas do PIM, causada principalmente pelos bancos, que se tornaram mais rígidos na concessão de créditos para o financiamento de motocicletas. "O polo de duas rodas emprega mais de 25 mil trabalhadores. Estamos fazendo a nossa parte para manter uma margem razoável de crescimento", afirmou.
Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, as empresas do setor de duas rodas demitiram quase 1,8 mil trabalhadores no primeiro semestre deste ano. A Moto Honda, que concentra quase toda sua produção em Manaus, demitiu cerca de 900 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário