MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de julho de 2012

Fapex suspende serviços após ocupação de estudantes na BA


Institução foi fechada por alunos da UFBA desde a quarta-feira (26).
Supervisão diz que serviços só serão retomados após desocupação.

Do G1 BA
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex), em Salvador, suspendeu os serviços da unidade, localizada no bairro da Federação, desde a quarta-feira (24), quando estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ocuparam a sede da fundação.
De acordo com a supervisora Nira Silva, o expediente foi suspenso desde às 16h de quarta. "Os estudantes fecharam as portas com correntes e cadeados. O expediente só será retomado após a desocupação deles. Estamos muito preocupados porque é final de mês e deixamos de pagar salários, bolsas [estudantis], além de fazer a prestação de contas. Toda negociação deles é com a reitoria [da Ufba]", afirmou.
A suspensão das atividades da Fapex é informada aos usuários dos serviços através de um comunicado no site oficial da instituição, que é apoiadora da Ufba e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
Os estudantes que ocupam a sede da Fapex estão em greve desde o dia 6 de junho. O movimento é para reivindicar melhorias para os alunos da universidade. Enquanto estão no local, os grevistas dormem em barracas montadas no estacionamento da instituição e se alimentam no restaurante universitário, no campus de Ondina.

O estudante de Ciências Sociais da UFBA, Hugo Santos, que faz parte do comando de greve, disse ao G1 neste sábado (28) que os alunos pedem que a reitoria da universidade atenda a itens colocados em pauta durante uma greve no final de 2011. "Estamos com pautas de frutos de uma mobilização feita no ano passado, no final do 2º semestre. A reitoria tinha que atender a maioria até março deste ano [2012], mas atendeu poucos pontos, os principais não foram feitos e até agora não tivemos uma resposta concreta. Por isso, ocupamos a Fapex, para pressionar uma resposta da reitoria", disse.

Entre as solicitações dos estudantes, segundo Hugo Santos, estão a disponibilização de ônibus que transportem os alunos da UFBA de um campus para outros, apelidado de "Bus UFBA", e a instalação de pontos de distribuição do restaurante universitário, que fica no campus de Ondina, em outros campi.

De acordo com o comando de greve dos estudantes da UFBA, uma comissão de integrantes do movimento está reunida na manhã deste sábado com a reitora da universidade, Dora Leal, para discutir a pauta de reivindicação dos alunos. Os estudantes afirmam que só deixarão a Fapex após um acordo com a reitoria da Ufba para atender às solicitações do comando de greve.

Greve universidades
Os professores das universidades federais na Bahia estão em greve há mais de 50 dias. O estado possui três instituições de ensino superior federais: a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os servidores federais também estão em greve. A paralisação da categoria já passa dos 40 dias.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente que temos que reivindicar pelos nossos direitos. Mas,quando as nossas reivindicações atingem outros que nada tem haver com a situação? A Fapex é responsável pelo pagamento de inúmeros trabalhadores que ficaram apreensivos com esta situação,pq temos nossos filhos para sustentar,mensalidade escolar,creches,dívidas em geral que terão juros. Então pedimos a compreenssão de todos vocês em especial,a quem está em frente à mobilização. Desde já agradeço por todos.

    ResponderExcluir
  2. Esses alunos estao comprando briga com quem nao tem nada a ver com isso, nós trabalhadores dos hospitais regidos pela fundacao! Queremos nosso salario! queremos alimentar nossas familias, dar a merenda de nossos filhos pra escola, pagar nossa casa! e agora? Estao acabando com a vida de nossas famílias? é isso que querem pq é isso q já tá acontecendo!

    ResponderExcluir