MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Festival Folclórico do Amazonas começa neste sábado, em Manaus


Ao todo, 130 grupos irão garantir a tradição da festa na capital.
Cerca de 200 servidores vão dar apoio à organização do evento.

Do G1 AM

Festival Folclórico do Amazonas difunde a cultura popular do Estado (Foto: Divulgação/SEC)Festival Folclórico do Amazonas difunde a cultura popular do Estado (Foto: Divulgação/SEC)
Tem início neste sábado (7), a partir das 18h30, no Centro Cultural Povos da Amazônia, a 56ª edição do Festival Folclórico do Amazonas (FFA). Ao todo, 130 grupos irão garantir a tradição da festa na capital amazonense. Este ano a organização do evento fica sob a responsabilidade das Associações Folclóricas do Amazonas, enquanto o Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura (SEC) vai repassar os recursos financeiros destinados aos grupos para realização do festival.
Aproximadamente 200 servidores distribuídos entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Susam, Seas, Semsa, Sempab, Manaustrans, Semulsp, Juizado da Infância e Juventude, Eletrobras/Amazonas Energia, foram mobilizados para dar apoio à organização do evento.
O Festival Folclórico do Amazonas começou em 21 de junho de 1957 no Campo do Quartel 27 B.C, Estádio General Osório, em Manaus, e reúne, desde o início, diversas danças folclóricas de bairros de Manaus, contribuindo para difusão da cultura popular do Amazonas.
A festa conta com apresentações da cultura nordestina (Foto: Divulgação/SEC)O festival conta com apresentações de danças nordestinas (Foto: Divulgação/SEC)
A festa conta com várias atrações como os bois principais Garanhão, Brilhante e Corre Campo, apresentações de cirandas, danças nordestinas, quadrilhas e tribos indígenas.
Até a década de 70, o festival era apresentado no centro de Manaus. Com a chegada do Colégio Militar, em 1979, as organizações dos eventos procuraram um novo espaço para abrigar a festa. O festival passou então a ser apresentado em diferentes lugares como: Parque Amazonense, Estádio da Colina e o antigo Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão).
Em 1979, com a fundação da Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (AGFAM), a festa foi levada para a Praça Francisco Pereira da Silva, “Bola da Suframa”, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura.
Dentre as atrações estão o encontro do amo com o boi (Foto: Divulgação/SEC)A festa apresenta os bois tradicionais Brilhante, Garanhão e Corre Campo (Foto: Divulgação/SEC)
Depois disso, com a construção do Sambódromo, o festival ainda passou a ser realizado no local, na área denominada ferradura. O evento voltou a ser apresentado na Bola da Suframa até que o governo de Amazonino Mendes optou por construir no local o Memorial da Amazônia. Na época da construção, o festival voltou a ser apresentado no Sambódromo
Em 2003, no governo de Eduardo Braga, o Memorial da Amazônia foi adaptado e passou a receber o nome de Centro Cultural Povos da Amazônia. Já em junho de 2005, o Secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, organizou a abertura oficial do 49º Festival Folclórico do Amazonas, juntamente com as quatro Associações (AGFAM, AGFM, LIGA e MBM) no Centro Cultural Povos da Amazônia.
No ano do “Jubileu de Ouro” do Festival Folclórico, a AGFAM, optou em 2006 por realizar uma produção artística desvinculada de outras associações e apresentou o projeto: Cidade Cenográfica do Folclore. Com as modificações, a associação passou a realizar disputas internas nas categorias Super, Especial e A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário