MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fiat apresenta o Punto 2013 nesta sexta; veja fotos


Hatch traz linhas arredondadas do modelo europeu e está mais completo.
Linha é composta por seis versões e conta com quatro opções de motores.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

Cara do europeu Punto Evo, com contornos bem arredondados, o Novo Fiat Punto chega ao mercado brasileiro em seis versões, que contam com quatro opções de motores: Attractive 1.4, Essence 1.6, Sporting 1.8 e T-Jet 1.4 turbo.  O lançamento oficial do carro acontece na noite desta sexta-feira (20), em São Paulo. A montadora vai revelar o preço somente no evento.
Fiat Punto 2013 chega renovado com a cara do modelo vendido na Europa (Foto: Divulgação)Fiat Punto 2013 chega renovado com a cara do modelo vendido na Europa (Foto: Divulgação)
Por enquanto, Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic são os principais concorrentes do lançamento da Fiat. Isso porque o novo Citroën C3 chega em agosto. Já o Volkswagen Polo não deixa de disputar as vendas, mas há muito tempo ele não tem mais o frescor de um carro novo.
Fiat Punto Sporting 1.8 16V (Foto: Divulgação)Fiat Punto Sporting 1.8 16V (Foto: Divulgação)
O que a Fiat mais ressalta no modelo é a mudança estética. A montadora quis deixar o carro com linhas mais agressivas para dar um ar mais esportivo ao modelo. Nota-se a grande diferença para o modelo anterior nos para-choques (que variam de acordo com cada versão), nos novos blocos óticos e nas lanternas com LED. Mas é o interior que se destaca. Ele conta com elementos mais fluidos e arredondados, e com nível maior de detalhes.
Interior do novo Punto Essence 1.6 16V (Foto: Divulgação)Interior do novo Punto Essence 1.6 16V (Foto: Divulgação)
Motores
Sob o capô, quem tem novidade para mostrar é a versão Attractive, com o motor Fire Evo 1.4 Flex. Ele tem 85 cavalos de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol.
O bloco tem comando de válvulas CVCP ― Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável. O sistema garante economia de combustível, porque permite uma variação inteligente de até 50° na fase entre eixo-comando de válvulas e virabrequim. Assim, cada regime de funcionamento do motor acontece na fase ideal de eixo-comando, maximizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas.
Para a versão Essence, o motor 1.6 16V E.torQ Flex., com potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.
Fiat Punto Essence 1.6 16V (Foto: Divulgação)Fiat Punto Essence 1.6 16V (Foto: Divulgação)
A versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.
Embora mais cara, a versão T-Jet é a mais aguardada pelos possíveis compradores do modelo, pois reserva o famoso propulsor 1.4 16V Turbo. Ele tem 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. O motor é capaz de levar o Punto a velocidade máxima de 203 km/h, diz a Fiat.
Pacotes de itens de série e opcionais
Os perfis dos consumidores do carro estão bem definidos conforme o pacote de itens de cada opção. O novo Punto Attractive 1.4 vem com HSD (Air bag duplo + ABS), ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira de LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, My Car Fiat, porta-objeto móvel (copinho), porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, Logo-Push, entre outros itens.
Como opcionais, a versão de entrada pode ser equipada ainda com ar-condicionado, vidros traseiros e retrovisores elétricos, farol de neblina, alarme antifurto, roda em liga 15”, chave canivete com telecomando, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me e aquecedor.
Fiat Punto Attractive 1.4 (Foto: Divulgação)Fiat Punto Attractive 1.4 (Foto: Divulgação)
Aumentando um pouco o nível de acabamento, o Punto Essence 1.6 vem com os conteúdos de série da versão Attractive mais ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros. Já o Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático.
Os opcionais da versão Essence são teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, roda em liga 16”, sensores de chuva e crepuscular e comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.
No caso do Sporting 1.8, o carro vem com o mesmo conteúdo da versão Essence e traz a mais rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Câmbio Dualogic e piloto automático ficam para a versão Sporting Dualogic.
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo (Foto: Divulgação)Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo (Foto: Divulgação)
Entre os opcionais estão vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).
De série, o carro traz os mesmos itens da versão Sporting e acresce vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga 17” (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer.
Mesmo assim, há como opcionais ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag e Blue&me NAV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário