MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Força Nacional está em RO para conter crimes no campo e nas usinas


Boa parte do contingente está na sede das usinas de Jirau e Santo Antônio.
Na região de Buritis houve 17 assassinatos em um mês.

Do G1 RO

Força Nacional está em Rondônia desde março de 2011 (Foto: Decom/Divulgação)Força Nacional está em Rondônia desde março de 2011
(Foto: Decom/Divulgação)
A Secretaria Estadual de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec) afirma que houve diminuição no número de homicídios e latrocínios no estado de Rondônia de janeiro de 2011 até maio de 2012. Mas na contramão dos números, na região do Vale do Jamari, onde estão os municípios de Buritis e Ariquemes, foi registrado alto índice de mortes por causa de conflitos agrários. Em abril houve 17 assassinatos em Buritis. Para conter a criminalidade, o estado pediu apoio à Força de Nacional de Segurança Pública.
De acordo com o secretário de Segurança Marcelo Bessa, o contingente de policiais da Força Nacional no estado é grande. Na Usina Hidrelétrica de Santo Antônio são 42 e na Usina de Jirau, 92. Bessa não soube precisar quantos policiais estão atuando no Vale do Jamari, mas que está avaliando um plano de mobilidade para enviar mais policiais para aquela região.
 “No Vale do Jamari, mais especificamente em Buritis só no mês de abril deste ano o número de mortes chegou a 17. Por esse motivo estamos deslocando policiais da Força Nacional para essa área de conflito agrário”, afirma Marcelo Bessa.
A presença de policiais da Força Nacional nas usinas hidrelétricas é para evitar conflitos como os ocorridos em março de 2011 em Jirau; e no começo deste ano em Santo Antônio.
Sem furos
Secretário da Sesdec confirma continuação da atuação da Força Nacional no estado. (Foto: Taísa Arruda/G1)Secretário da Sesdec confirma continuação da
atuação da Força Nacional no estado.
(Foto: Taísa Arruda/G1)
Quanto a possibilidade de o número de homicídios apresentado pela Sesdec não estar correto, Marcelo Bessa afirma que não há “furos” no sistema de captação dos boletins de ocorrências. “Em casos de homicídios é quase impossível, não posso dizer o mesmo para outros casos como furtos, muita gente deixa de ir as delegacias, mas assassinatos e mortes por causas diversas o registro é feito em nosso sistema”.
De acordo com dados da Sesdec, de janeiro à dezembro de 2010 foram registrados 550 homicídios em Rondônia. No mesmo período de 2011; 427 assassinatos, 123 casos a menos. Uma redução de 22%. Em 2012 de janeiro a maio, somente em Porto Velho, foram registrados 50 homicídios, 17 a menos do que no mesmo período de 2011, segundo a Sesdec.
O fator determinante, segundo Marcelo, para a diminuição do números de casos de homicídios no estado é a intensificação do patrulhamento ostensivo e a retirada de armas ilegais das ruas além das investigações de crimes, identificação e prisão de autores. "O trabalho integrado das polícias Militar e Civil está sendo muito importante para nós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário