MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fundação no Amazonas usará Telesaúde para monitorar doenças


Recurso será possível evitar que pessoas se desloquem até a capital.
Novos serviços deve facilitar o contato para monitoramento de doenças.

Do G1 AM

A Fundação Alfredo da Matta anunciou a implantação do Programa de Telesaúde e o Ambulatório Virtual de Dermatologia nas atividades realizadas no Amazonas. As novas tecnologias vão permitir monitoramento e a orientação de atendimento em dermatologia clínica, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis em municípios do interior do estado. Segundo a institutição, o objetivo é agilizar e otimizar recursos e tempo. O projeto conta com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O diretor técnico da Fundação Alfredo da Matta, Luiz Cláudio Dias, disse que o Telessaúde vai intensificar o suporte técnico junto às cidades. Os novos serviços, segundo ele, deve facilitar o contato para monitoramento de doenças. Com esse recurso será possível evitar que as pessoas se desloquem até a capital.
"Essa orientação, monitoramento dos programas e educação à distância já são realizados pela instituição, que recebe com frequência material com descrição de casos dermatológicos por carta, fax, telefone ou e-mail. No entanto, essa tecnologia vem para qualificar nossas ações. Sabemos da questão do isolamento geográfico. Por isso, acreditamos que os profissionais do interior deverão responder melhor em relação aos seus compromissos com a população ao se sentirem apoiados e mais seguros em suas ações”, destacou o diretor técnico.
A nova tecnologia vai permitir ainda o uso de serviços de Tele Educação e Tele Consultoria. Por meio de conferências, será possível realizar trabalhos de capacitações de recursos humanos. Os profissionais são cadastrados para acessar o Ambulatório Virtual por meio de um site na internet, segundo explicou a a chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia, Valderiza Pedroza. 

“Na Tele Educação será possível realizar capacitações de recursos humanos, conferências para profissionais de saúde e cursos para que os municípios tenham acesso mais rápido às qualificações em hanseníase, DTS e na área laboratorial. Já a Tele Consultoria consiste em auxiliar profissionais na área médica, de enfermagem e laboratorial, oferecendo apoio à distância”, explicou

A chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia afirma que a Fundação já realizou alguns testes para a implantação do projeto. “Realizamos teleconferência junto à Lábrea, onde discutimos a situação epidemiológica operacional do município. A experiência foi muito interessante. Estávamos lá sem precisar estar fisicamente. A equipe de Lábrea aprovou a experiência, pois tiveram acesso fácil”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário