MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de julho de 2012

Governo russo diz que não negocia bases no exterior


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Moscou - O Ministério da Defesa a Rússia negou nesta sexta-feira que seu país esteja em negociação para a abertura de instalações militares em Cuba, no Vietnã e nas Ilhas Seychelles, considerando como uma "fantasia" da mídia as informações divulgadas anteriormente.

A negação ocorreu depois de a agência de notícias russa RIA Novosti ter noticiado, citando como fonte do comandante-em-chefe da Marinha russa, que a Rússia trabalhava na abertura de novas bases navais no exterior. Mas na noite desta sexta-feira, o Ministério da Defesa disse em comunicado que Viktor Chirkov não fez uma declaração oficial sobre o assunto.

"Questões que dizem respeito às relações entre países não estão sob jurisdição do comando naval russo, então não devem ser apresentadas pela mídia desta forma", disse o Ministério.

"A aparição de tal informação é meramente uma fantasia da mídia que opta pelo sensacionalismo em vez da ética profissional", diz o comunicado. A suposta declaração de Chirkov foi feita antes de uma reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e seu colega vietnamita Truong Tan Sang, nesta sexta-feira.

A Marinha soviética teve uma base naval em Cam Ranh, no sul do Vietnã, mas em 2001, Putin decidiu fechar o local. A única base russa fora da antiga União Soviética fica no porto de Tartus, na Síria.

Embora analistas vejam Tartus como um ativo estratégico para Moscou no Mediterrâneo, sua infraestrutura é extremamente modesta, com algumas dezenas de militares no local e visitas breves de embarcações da Marinha russa.

Em Washington, um porta-voz do Pentágono disse que os Estados Unidos não estão preocupados com as ações russas para o estabelecimento de bases estrangeiras. O governo russo tem interesse em várias partes do mundo e é seu direito promover esses interesses", afirmou George Little.

Ele lembrou que os Estados Unidos buscam relações mais próximas com o Vietnã. "Eles permitiram que navios de suprimento norte-americanos entrem em suas águas territoriais, o que inclui a baía de Cam Ranh", disse ele. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário