MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Grupo ensina técnicas de yoga gratuitamente em Porto Velho


Aulas são de graça para qualquer pessoa que quiser participar.
Equilíbrio físico e mental é o princípio da prática do exercício.

Larissa Matarésio Do G1 RO
Prática milenar é oferecida de graça para comunidade de Porto Velho (Foto: Larissa Matarésio/G1)Prática milenar é oferecida de graça para comunidade de Porto Velho
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
Quem quiser aprender a dominar a mente e o corpo  sem pagar nada por isto, pode participar do grupo de yoga comunitária, em Porto Velho. O grupo vem se firmando há quatro anos na capital, através do mestre e psicólogo Ediel Ribeiro de Lima, de 66 anos, que teve a ideia de dar aulas para a comunidade e ofertar uma prática milenar para quem quiser aprender.
O praticante Ezequias da Costa Queiros começou a fazer yoga há quatro anos, junto com o primeiro grupo. “É uma forma de reconectar todo o corpo e isso traz benefícios em todos os sentidos. O bom da yoga comunitária é que tudo isso expande os conhecimentos para as pessoas que não poderiam conhecer de outra forma”, comenta Ezequias.
Ediel Ribeiro, o professor, diz que a ideia de dar aulas de graça surgiu de um fundamento da yoga. “Quem faz yoga sabe que um dos princípios básicos da prática é a divisão da sabedoria, o repartir sem perspectiva de lucro. Essa ideia surgiu da minha própria necessidade em partilhar os conhecimentos que adquiri ao longo dos anos”, explica.
Como psicólogo e mestre, Ediel frisa a importância que o equilibro entre corpo e mente tem para a saúde. “A yoga é muito mais que um exercício físico, a prática milenar enseja o equilíbrio psico-físico, um realinhamento dos neurotransmissores, como a serotonina através do controle entre corpo e mente, com disciplina física, mental, nutricional e até mesmo sexual”, explica.
Aulas são ministradas de graça para qualquer pessoa (Foto: Larissa Matarésio/G1)Aulas ocorrem quatro vezes na semana
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
Pela primeira vez no grupo, a professora Alda Cristina de Luna Barbosa conheceu o grupo através de de uma faixa de divulgação. “Como ex-atleta de judô, conheço os benefícios que a yoga pode proporcionar ao bem-estar físico e mental, por isso resolvi participar. Sem contar que as pessoas as vezes têm preconceito só porque é de graça, mas isso não afeta a qualidade das aulas”, diz.
Quem pode praticar
O mestre Ediel diz que qualquer pessoa que se interessar pode participar das aulas. “Não há contra-indicação. Qualquer idade e qualquer pessoa pode fazer. O importante é conhecer os próprios limites do corpo e da mente”, fala.
Onde fazer
As aulas ocorrem as terças e quintas-feiras às 19h30 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bela Vista, na Rua Governador Valadares, Bairro Conceição. Nas sextas-feiras a aula acontece no Teatro Banzeiros, na Rua Renato Medeiro, Centro às 18h, e aos sábados na Ordem Rosa Cruz, na Rua Nicarágua com Avenida Rio de Janeiro às 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário