MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Grupo folclórico do Paraná se prepara para apresentações na Europa


Elenco Tradicionalista e Folclórico Aldebarã é de Cascavel.
Dançarinos vão a França e Suíça representar o Brasil em festivais.

Cassiane Seghatti Do G1 PR

Grupo folclórico (Foto: Divulgação)Grupo folclórico de Cascavel vai dançar na França e na Suíça (Foto: Divulgação)
Vinte e dois dançarinos de dança folclórica de Cascavel, no oeste do Paraná, embarcam no próximo dia cinco de agosto para a Europa onde vão participar de dois festivais. Com o espetáculo “Pelos Trilhos do Brasil”, o grupo vai contar a história de um maquinista que viaja de trem pelas cinco regiões do país.

“A maioria desse pessoal nasceu dentro dos galpões de CGT (Centro de Tradições Gaúchas). Então, quando se faz uma coisa bem feita, alguém pode sempre estar olhando”, contou o vice-coordenador do grupo, Élio Churun. O convite para a participação nos festivais na França e na Suíça chegou através da Federação Brasileira de Artes Populares (Febrarp), após observar os dançarinos se apresentando.

O Elenco Tradicionalista e Folclórico (ETF) Aldebarã é o único convidado brasileiro do festival. “Nós não imaginávamos nunca receber um convite desses. Foi uma motivação total. É um sonho estar mostrando em outras regiões o que eles sabem da dança”, disse Chrun.

A Febrarp vai custear a hospedagem, alimentação e transporte do grupo. Já a passagem aérea será bancada por cada um dos dançarinos.

“A gente adora dançar e a nossa amizade veio também por causa da dança. A gente vai viajar com um grupo de amigos que a gente mais gosta e ainda fora do país”, comemorou Tatiane Moura, que dança há 15 anos.

Preparação
Para montar as coreografias, todos os dançarinos estudaram quais eram as músicas tradicionais de cada região brasileira e cada um ficou responsável por montar uma. “A gente aprendeu tudo via internet. E aí conseguimos montar as danças”, explicou a dançarina Ellen Caroline Chrun.
Ellen Caroline (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Ellen Caroline ajudou a montar parte da coreagrafia
que o grupo vai apresentar na Europa
(Foto: Cassiane Seghatti/G1)
O espetáculo, que tem quase uma hora e meia de duração, é composto por coreografias que lembram o Frevo, Bumba Meu Boi, Catira, Festa Junina e gauchesca, que retratam o Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul.

O ETF Aldebarã é composto por 24 dançarinos, que integram o grupo há pelo menos cinco anos, contudo nem todos vão participar do festival. Os 22 que conseguiram folga no trabalho vão representar a companhia e viajar durante 15 dias.

“Eu me sinto privilegiada de estar representando o Brasil que tem tanta gente que poderia estar indo. Isso vem como uma forma de reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo”, assegura Ellen.

Para João Victor Andrade de Oliveira, de 20 anos e que dança há 15, a oportunidade é “realização de um sonho”. Em poucas palavras ele resume a dança como “vida”. “Ali tem sentimentos, coragem. Eu tento fugir dos problemas e a forma que encontro é na dança”, descreve.

Um comentário:

  1. As apresentações estão sendo um sucesso.... chegada em Cascavel prevista para o dia 24/08 às 07:00 hrs...

    Denise.

    ResponderExcluir