MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Homens são principais vítimas da tuberculose em Coari, no Amazonas


Dados foram apresentados na reunião da SBPC.
Foram notificados 95 casos confirmados no período de 2005 a 2007.

Do G1 AM
Os testes serão realizados por dez meses (Foto: Reprodução TV Amazonas)Pesquisa foi realizada em Coari
(Foto: Reprodução TV Amazonas)
Dados da pesquisa Análise Epidemiológica de Pacientes Notificados com Tuberculose Pulmonar no Município de Coari", cidade localizada a 363 km de Manaus, apontaram que os homens são as principais vítimas da tuberculose no município amazonense. Segundo dados preliminares, 66,37% dos casos são economicamente ativos e moradores de bairros com má distribuição de renda e urbanização acelerada.

A pesquisa foi realizada pela estudante do curso de Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Campus de Coari, sob a orientação do professor do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam/Coari, Dayan de Araújo Marques. Os resultados foram apresentados na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
No levantamento, foram notificados 95 casos confirmados no período de 2005 a 2007. A partir destes dados, a pesquisadora observou que os casos de tuberculose se concentraram na faixa etária entre 20 a 34 anos e são mais comuns no sexo masculino.
"Em relação à distribuição dos dados de acordo com o gênero (sexo), constatou-se neste período que o sexo masculino foi o mais acometido pela doença (66,37%) em relação ao sexo feminino (33,68%)", afirmou. A pesquisa também identificou os bairros com mais índices da doença: Chagas Aguiar, Urucu, Centro, Santa Helena e Espírito Santo.
Segundo Freitas, o objetivo da pesquisa foi analisar os dados epidemiológicos de pacientes notificados com tuberculose pulmonar. "O Estado do Amazonas concentra o maior número de casos, resultante de vários elementos intervenientes como fatores culturais, abandono ao tratamento, limitação de serviços do manejo e controle de doenças endêmicas, como a Tuberculose", explicou.
Para chegar aos resultados foi realizado um estudo retrospectivo a partir de fichas de notificação da Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal Saúde de Coari para análise das variáveis: perfil de distribuição da doença, incidência distribuída por sexo, idade e bairro de origem da doença, no período entre 2005-2007.

Dados
Dados do Ministério da Saúde sobre o números de casos de tuberculose no país, divulgados em março deste ano, mostram que a Região Norte teve pequeno aumento no número de casos em 2011, com 7.282 diagnósticos e incidência de 45,2, segundo relatório. Ainda segundo a Saúde, o Amazonas e o Pará lideram o número de casos na região.

De acordo como balanço, o Amazonas registrou 2.216 casos em 2011. O Acre diagnosticou 33, seguido do Amapá, com 220. Rondônia teve 531 e Roraima 151 casos da doença no ano passado. O Tocantins aparece com 197 e o Pará com 3634.
Tosse persistente pode ser sintoma de câncer de pulmão ou tuberculose (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário