MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Igreja da BA recebe maior painel de azulejos portugueses fora de Portugal


Painel foi restaurado pelo Iphan na cidade de Cachoeira, no Recôncavo.
Público pode fazer um passeio virtual pela igreja baiana.

Do G1 BA

painel de asulejos portugueses (Foto: Divulgação)Painel foi restaurado pelo IPhan. (Foto: Divulgação/Ministério da Cultura)
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, município do Recôncavo Baiano, recebeu nesta sexta-feira (27) o painel de azulejos portugueses restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Formado por 13 mil peças, esse é o maior painel de azulejos portugueses fora de Portugal, de acordo com informações do Ministério da Cultura na Bahia. No site do Ministério é possível fazer um "passeio virtual" por dentro da igreja.
Igreja de Cachoeira recebe maior painel de azulejos portugueses do país (Foto: Divulgação/ Ministério da Cultura)Igreja de Cachoeira recebe maior painel de azulejos
portugueses do país.
(Foto: Divulgação/ Ministério da Cultura)
A entrega dos painéis foi feita pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim.
Restauração
De acordo com o Ministério da Cultura na Bahia, as 13 mil peças que compõem o painel com cerca de cinco metros de altura foram retiradas uma a uma para passar por um processo de dessalinização.
Para a realização do processo, os azulejos foram divididos em grupos de 250 peças e ficavam submerso por cerca de 40 dias, período em que a água era trocada e analisada para medir o teor do sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário