MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Levantamento aponta retorno de aulas em 74% das escolas na BA


Secretaria da Educação afirma que 1.040 das 1.411 escolas têm aulas.
Professores da rede estadual de ensino mantêm greve há 84 dias na BA.

Do G1 BA

O Governo da Bahia informa nesta terça-feira (3) que 74% das escolas da rede estadual de ensino têm funcionado mesmo com a greve dos professores, que dura 84 dias. O comunicado é baseado em um levantamento realizado pela Secretaria da Educação nesta terça-feira, que identificou volta às aulas em 1.040 das 1.411 das escolas. Segundo o governo, as atividades retornaram em 372 dos 417 municípios baianos.
Em nota, foi informado ainda que a greve se concentra, basicamente, nas cidades de Salvador e Feira de Santana. De acordo com a contagem da Secretaria, 255 escolas estão situadas nessas duas cidades. Cada unidade tem formulado um calendário para retorno das atividades, aprovado pelo colegiado e supervisionado pela Secretaria, informa a nota. Representantes do sindicato da categoria, APLB, não foram localizados para comentar o levantamento.
Greve mantidaOs professores da rede estadual de ensino da Bahia que participaram da assembleia-geral nesta terça-feira, no estacionamento da Assembleia Legislativa (ALBA), em Salvador, votaram mais uma vez pela continuidade da greve. O principal pleito, neste momento, é a abertura do governo para as negociações. Eles marcaram um ato para a quinta-feira (5), em frente ao Ministério Público da BA (MP-BA) e, no sábado (7), será realizada uma planfetagem no bairro do Imbuí. As informações são da vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros. Com os 12 dias da greve dos policiais militares no início do ano, quando as escolas também fecharam, são 96 dias sem aulas este ano na Bahia.
Justiça
Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou os efeitos da liminar que declarava a ilegalidade da greve dos professores estaduais da Bahia e pedia o retorno imediato dos profissionais às atividades sob pena de multa diária de R$ 50 mil. O processo será julgado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A sessão ainda não tem data definida.

Demissões
Cinquenta e sete professores do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) tiveram os contratos rompidos com o Governo do Estado da Bahia por não acatarem a convocação de retorno imediato às salas de aula, segundo informações da Secretaria de Administração do Estado (Saeb). O desligamento dos profissionais foi oficializado em divulgação no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (28). No mesmo dia, foi publicado no documento o afastamento de três professores efetivos, com punição aplicada a eles de processo administrativo por indisciplina, de acordo com a Saeb.
Pedido dos professores
Os professores pediram reajuste de 22,22%. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional, e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio. A proposta feita pelo governo prevê reajuste salarial entre 22% e 26% por meio de progressão na carreira, através da presença regular em cursos de qualificação promovidos pelo governo. O sindicato aponta, por outro lado, que a proposta não contempla os professores aposentados, em licença médica e estágio probatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário