MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Maior açude do Dnocs construído no sertão de AL está quase seco


Volta da chuva não foi suficiente para amenizar a seca que afeta o estado.
Em Jaramataia, principal açude está com volume de água reduzido.

Do Globo Rural

O maior açude de Alagoas fica no município de Jaramataia, no sertão do estado. Foi construído pelo Dnocs, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, no início da década de 60, para ser uma alternativa de abastecimento nos períodos de estiagem.
Com capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos de água, o açude está secando, consequência dos efeitos da forte seca que afeta a região.
Os moradores improvisam com cacimbas cavadas às margens para tirar água do subsolo, mas que não serve para o consumo humano, nem para plantar devido ao alto teor de sal.
Para beber água, os moradores do povoado São Pedro, que fica ao lado do reservatório, dependem de carros-pipa.
Para o geógrafo Rafael Xavier, os açudes construídos pelo Dnocs já há muito tempo não cumprem sua finalidade. Um dos motivos seria a falta de manutenção.
Segundo o coordenador do Denocs em Alagoas, Paulo Maia, os 22 açudes do estado enfrentam problemas por causa da estiagem e precisam ser recuperados. Para isso, um levantamento apontou que será necessário mais de R$ 1 milhão. O pedido de verba já foi enviado à coordenação geral do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário