MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Médico alerta para os perigos do choque térmico no verão amazônico


Especialista afirma que casos aumentam durante o período.
Paralisia facial é uma dos mais comuns sintomas do choque térmico.

Adneison Severiano Do G1 AM

Ponta Negra Manaus (Foto: Adneison Severiano G1/AM)População de Manaus deve evitar variações extremas de temperatura (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
As mudanças bruscas de temperatura, seja na ingestão consecutiva de alimentos quentes e frios ou de ambientes refrigerados para com temperatura mais elevada, exigem um grande esforço de adaptação do organismo humano. Essas variações severas de temperatura podem levar ao choque térmico, gerando consequências danosas a saúde das pessoas.
Com o início do chamado ‘verão amazonense’, os especialistas alertam para o risco de choque térmico. O clínico geral Jefferson Freire explicou que o problema ocorre com maior intensidade neste semestre em Manaus, principalmente, em virtude da temperatura natural está mais elevada e a maioria dos ambientes estarem refrigerados. “Pela necessidade utilizamos ar-condicionado e com a cidade mais quente o problema se torna mais frequente nesta época”, relatou.
O médico enfatizou os riscos das alterações metabólicas do choque térmico no corpo, que dependendo dos danos pode causar até a morte da pessoa. “Esse tipo de problema pode levar a pessoa a ter desde arritmias cardíacas, passando a alterações pulmonares no ritmo da frequência respiratória, problemas na freqüência cardíaca até alterações metabólicas. Isso porque o choque é interpretado pelo corpo como um estresse sofrido pelo organismo. Esse estresse leva a uma série de alterações na cadeia metabólica como, por exemplo, a liberação de citocinas, causando febre ou até mesmo gerando baixa imunidade. A arritmia cardíaca motivada pelo choque térmico pode provocar uma parada ou infarto, levando a morte”, enfatizou Jefferson Freire.
Além dos danos metabólicos, o choque térmico pode ocasionar paralisa facial, uma das principais consequências do problema, devido ao comprometimento do sistema imunológico, segundo alerta o clínico.
Para impedir o choque térmico, o médico deu dicas para evitar as mudanças bruscas de temperatura. “Na saída de um local quente para um lugar frio, a pessoa deve fazer uma transição gradual entre esses ambientes. Sei que nem sempre isso é possível pela correria do dia a dia. As pessoas que vão fazer sauna, por exemplo, não devem sair de uma vez sem antes tomar uma ducha com água. O ideal também é que não se ingira bebidas quentes e frias em seguida”, ressaltou o médico Jefferson Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário