MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de julho de 2012

Mercadorias retidas em Paranaguá devem ser liberadas nesta semana


Fiep obteve liminar que determina liberação de produtos em até 5 dias.
Decisão reage contra operação-padrão de auditores da Receita Federal.

Aline Lamas Do G1 PR

Porto de Paranaguá (Foto: Marco Aurélio Garcia/RPCTV)Liminar determina liberação de insumos destinados às indústrias (Foto: Marco Aurélio Garcia/RPCTV)
As mercadorias retidas no Porto de Paranaguá devem começar a ser liberadas a partir desta semana. Isso porque a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) obteve, na última quinta-feira (12), uma liminar determinando a liberação dos produtos importados ou exportados pelo Porto de Paranaguá em até cinco dias.
O motivo é a operação-padrão dos auditores da Receita Federal, semelhante a uma greve parcial, que está prejudicando a análise e liberação dos insumos destinados às indústrias paranaenses. A operação funciona da seguinte forma: os funcionários atrasam a liberação das mercadorias durante as inspeções como forma de pressionar o governo federal por melhores condições de trabalho. Eles reivindicam 30% reajuste salarial.
Segundo o boletim informativo do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), a mobilização, que completa um mês na próxima quarta-feira (18), segue ao menos até o dia 31 de julho, quando o governo se comprometeu a apresentar uma proposta às reivindicações da classe.

Diante deste cenário, a Fiep impetrou um Mandato de Segurança Coletivo - instrumento jurídico utilizado para resguardar um direito ameaçado, na última quarta-feira (11). Segundo a federação, se a Justiça acatar o pedido, todas as empresas associadas aos sindicatos que são filiados à Fiep podem ser beneficiadas.

A Procuradoria Jurídica da federação também está preparando ações para garantir a continuidade do serviço executado pelos auditores no porto seco de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e no Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, além dos portos de Itajaí e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário