MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Moradores fazem audiência para discutir ataques de onça-pintada


Animal é visto em propriedades de Santa Tereza do Oeste, no Paraná.
Na reunião, foi criada uma comissão para acompanhar o problema.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina
Sancho, de cerca de quatro anos, pesa 60 kg e estava em uma fazenda perto do parque (Foto: Divulgação/ Projeto Carnívoros do Iguaçu)Sancho, de cerca de quatro anos, pesa 60 kg e estava em uma fazenda perto do parque (Foto: Divulgação/ Projeto Carnívoros do Iguaçu)
Preocupados com os ataques de uma onça-pintada, agricultores de Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná, e funcionários do Parque Nacional do Iguaçu fizeram uma audiência, na tarde desta segunda-feira (2) para encontrar uma solução para o problema.

Um estudo mostrou que os animais atacam por falta de alimento dentro do Parque Nacional do Iguaçu e o encontro foi marcado pelo projeto Carnívoros, que trabalha para preservar a população dos animais da região.

“O Parque Nacional do Iguaçu tem que se preocupar com a sua fauna silvestre e os proprietários lindeiros ao Parque tem que se preocupar com os seus animais. Então, acredito que possa ter uma solução pacífica, uma solução harmônica vinda do diálogo dessas reuniões”, explica chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro.
Como resultado, foi criada uma comissão para acompanhar o problema. “É um animal que está praticamente desaparecendo no Parque Nacional. As últimas estimativas populacionais indicam um número entre seis e 18 onças pro Parque todo”, conta o biólogo Alexandre Vogliotti.

A temida onça é um macho, chamado de Sancho, de 60 quilos e aproximadamente quatro anos de idade e está, segundo Vogliotti, sendo monitorada por meio de uma coleira eletrônica, que mostra que a onça encontra-se na região de Capitão Leônidas Marques, no oeste do Paraná. Contudo, como o animal vive em livre circulação, os moradores precisam ficar atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário