MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mostra itinerária 'Arquitetura não solicitada' chega ao Recife


Exposição surgiu na Bienal de Arquitetura de São Paulo.
Projetos discutem temas como o espaço público e a mobilidade.

Do G1 PE

Obras abordam temas como a mobilidade para pedestres (Foto: Thiago Medeiros / Divulgação)Obras abordam temas como a mobilidade para pedestres (Foto: Thiago Medeiros / Divulgação)
A boa utilização do espaço público e dos vazios urbanos, de modo que eles possam servir à sociedade nas mais diversas formas. Estes são alguns dos temas abordados na exposição itinerante “Arquitetura Não Solicitada”, que inicia sua temporada no Recife a partir desta quarta-feira (4), no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, 960, nas Graças, Zona Norte da cidade. A visitação é gratuita.

Com curadoria de Maria Augusta Bueno, do SP Lab/Studio X, que integra a rede global da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (Nova York), a mostra já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Ela é um desdobramento da exposição homônima que aconteceu na 9ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, em novembro de 2011. O objetivo da iniciativa é ressaltar a necessidade de um papel mais ativo dos arquitetos na sociedade, além de trocar experiências para lidar com os desafios atuais da urbanização acelerada.

As obras consistem em projetos e propostas urbanas desenvolvidos a partir de experiências em diversas partes do mundo, além de trabalhos realizados por escritórios como o alemão Raumlabor, o holandês DUS Architects e o espanhol Recetas Urbanas. Interativa, ela traz painéis onde visitantes podem colar post-its, informando, por exemplo, quando tempo passam no trânsito recifense.

A exposição conta também com intervenções do artista holandês Harmen de Hoop, que surgiram através de workshops realizados em diversas cidades nacionais e internacionais, em parceria com institutos como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Instituto de Arquitetos da Holanda (NAI) e o Studio-X/GSAAP da Universidade de Columbia.

Os projetos selecionados se dividem em três territórios temáticos: “Mobilidade”, “Espaço Público” e “Vazios Urbanos”, abordados por serem considerados necessidades sociais urgentes nas cidades. No primeiro deles, são apresentados estudos que propõem ações de cidadania relacionadas à movimentação das pessoas na cidade. Em “Vazios Urbanos”, o foco é a ocupação temporária de edificações e terrenos desocupados. Enquanto isso, “Espaço Público” apresenta estratégias de ressignificação em diferentes contextos culturais e situações.

A mostra “Arquitetura Não Solicitada” segue até o dia 5 de setembro. As visitações podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

Serviço:
Exposição - “Arquitetura Não Solicitada – Unsolicited Architecture”
Local: Museu do Estado de Pernambuco – Espaço Cícero Dias - Av. Rui Barbosa, 960 Graças
Visitação para o público: 5 de julho a 5 de setembro de 2012
Terça a sexta, das 9h às 17h
Sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (81) 3184. 3170

Nenhum comentário:

Postar um comentário