MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de julho de 2012

No Ceará, 93 maternidades registram bebês logo após o parto


Serviço de cartório em maternidade está sendo implantado em todo o Brasil.
Objetivo é reduzir número de crianças sem documentos no país.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

No Ceará, 93 maternidades públicas têm serviços de cartório para registro de nascimento no interior das unidades de saúde, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. O serviço de cartório dentro de maternidades está sendo implantado em cidades de todo o Brasil para reduzir o número de crianças sem registro de nascimento.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o Brasil, 170 mil crianças de até 10 anos não têm documentação. Os principais motivos para não tirar a documentação, segundo alegam as mães, é a distância até os cartórios ou ausência do pai para registrar a maternidade.
Com os cartórios nas maternidades, as mães aprendem durante o pré-natal que podem registrar a maternidade sem a presença do pai. "Desde a consulta do pré-natal a gente informa sobre a gratuidade do registro civil, da importância do registro civil", diz a assistente social Sara Frota.
Daniele de Araújo tem um filho de um ano e meio sem nenhuma documentação. "É longe o local para gente ir para poder tirar. Eu pelo menos não tenho CPF, não tenho carteira de trabalho, só tenho a minha identidade", diz a mãe. Com o serviço na maternidade, Daniele diz que o serviço ficou mais próximo.
O serviço de registro foi lançado neste mês na maternidade de Caucaia, na Grande Fortaleza. Daniele Carneiro foi uma das primeiras mães e fazer uso do serviço na unidade e aprovou a agilidade: "vou para casa sem ter que preocupar. Ele já está registrado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário