MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novas iniciativas ajudam a estimular o hábito da leitura entre os gaúchos


Número de leitores está caindo na Região Sul do país, revela pesquisa.
Em Cachoerinha, projeto distribui livros de graça em parque da cidade.

Do G1 RS

Novos eventos e iniciativas estão ajudando a incentivar o hábito da leitura entre os gaúchos. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Pró-Livro revelou que o número de leitores está caindo no Sul do país. Segundo reportagem do RBS Notícias, as causas são conhecidas: menos tempo livre e mais alternativas de diversão.
Em Cachoerinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o projeto Piquenique da Leitura foi idealizado para saciar a fome: de aventuras, de romance, de diversão. Uma toalha, estendida uma vez por semana no Parcão de Cachoeirinha, traz um banquete de livros de graça. É só escolher e levar para casa. As crianças são o público principal.
O projeto surgiu a partir da ideia foi de duas voluntárias que arrecadam os livros na comunidade. “Isso é muito saudável, essa questão da leitura compartilhada entre gerações é muito bonito de ver, os pais lendo ou a criança contando para os pais. Isso faz parte da formação do leitor”, diz uma das organizadoras do piquenique, Sonia Zanchetta.
Nos últimos ano, o hábito de pegar um livro, ficar em silêncio e deixar a imaginação solta está ficando cada vez mais raro no sul do Brasil. A região é a que tem o menor índice de usuários de bibliotecas do país: só 14% da população, contra 24% da média nacional
A média de leitura dos moradores da região, de 4,2 livros por ano, continua acima da nacional, que é de quatro livros por ano. Mas o percentual de leitores do Sul está despencando. Passou de 53% para 43% da população em apenas quatro anos, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em março deste ano.
Os dados são preocupantes para as 20 editoras gaúchas que promovem a primeira Festa do Livro, no Mercado Público de Porto Alegre. "A gente precisa estimular as pessoas a lerem, e algumas precisam de mediadores. Quer dizer, entre o livro e a leitura, deve haver uma pessoa apaixonada que possa representar aquilo que o livro traz", explica Clô Barcellos, vice-presidente do Clube dos Editores.
Dentro dessa estratégia, o evento conta com sessões de leitura, contação de histórias e uma programação que vai até o próximo sábado (7). Nas bancas, são oferecidos descontos de 20% a 40%. A expectativa é conquistar quem veio apenas passear e vai voltar pra casa com livros nas mãos. “Eu quero todos”, brinca Maria Eduardo Gomes, de 11 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário