MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ossadas humanas são achadas em escavação para restauração no RS


Um cemitério funcionou onde fica a Cúria Metropolitana de Porto Alegre.
As ossadas serão removidas para um laboratório para exames de DNA.

Do G1 RS

Em meio às obras de restauração da Cúria Metropolitana, uma surpresa: dezenas de esqueletos humanos foram encontrados durante as escavações no prédio histórico no centro de Porto Alegre. Entre os anos de 1772 a 1850, um cemitério funcionou no local, ao lado da atual Catedral Metropolitana. Por causa da superlotação, acabou desativado. Apesar de a Igreja e os arqueólogos saberem da existência das ossadas, a quantidade surpreendeu.
Para a arqueóloga Ângela Cappelletti é importante compreender como funcionavam os enterros naquela época, que eram diferentes dos procedidos nos dias de hoje. "Nós temos que entender a questão dos enterramentos da época, que são totalmentes diferente do que existe hoje. Naquele tempo, nos séculos 18 e 19, havia um outro procedimento em relação ao corpo. Havia covas individuais, mas também eram comuns as coletivas", explicou.
Em 1865, 15 anos após o encerramento das atividades no cemitério, a área foi ampliada, precisando terraplanar o terreno para a construção de um prédio. Para o monsenhor Tarcisio Scherer, uma das explicações para a quantidade de ossos encontrados tantos anos depois foi de que apenas alguns foram transladados à epoca, deixando outros cobertos.
Agora, as ossadas encontradas no centro da Capital serão removidas do local e levadas para um laboratório para a realização de exames de DNA. As informações descobertas servirão apenas para arquivos históricos. Nos próximos anos, a Cúria Metropolitana abrigará também um museu, que mostrará ao público arquivos, imagens, objetos e livros datados de mais de três séculos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário