MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Paciente diz aguardar oito dias para cirurgia no coração em hospital de MT


Secretário afirmou que a paciente deve ser transferida de unidade de saúde.
Paciente tem 26 anos e aguarda operação para trocar válvula.

Do G1 MT

Paciente disse aguardar cirurgia em pronto-socorro da capital  (Foto: Marcelo Ferraz/G1MT)Paciente disse aguardar cirurgia em pronto-socorro
da capital (Foto: Marcelo Ferraz/G1MT)
“Estou esperando essa cirurgia faz tempo, não posso abandonar meus filhos. Neste momento, eles precisam muito de mim”. Essas foram as palavras da paciente Eliane dos Santos Rondon, de 26 anos, que está internada a mais de oito dias no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá à espera de uma operação para trocar a válvula que regulariza as batidas do coração.
A paciente informou que já conseguiu na Justiça uma medida liminar garantindo sua cirurgia. De acordo com a Defensoria Pública de Mato Grosso, a liminar foi concedida pelo juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho, no dia 18 de julho. Porém, até esta quinta-feira (26), a decisão não tinha sido cumprida pela Prefeitura de Cuiabá e a paciente continuava internada na unidade de saúde.
O secretário adjunto da secretaria de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Corrêa, disse ao G1 que já entrou em contato com a Central Estadual de Regulação e, segundo ele, a paciente Eliane dos Santos Rondon será transferida ainda nesta quinta para realizar a cirurgia no coração.
A moradora de Poconé, cidade distante a 102 km da capital, sofre de problemas cardíacos, tanto que há dez anos teve que ser submetida a uma cirurgia no coração para implantação da antiga válvula, que recentemente apresentou problemas e deveria ser trocada com urgência. “Tem um mês que não consigo dormir direto, pois, estou com os batimentos do coração acelerado. Tenho que realizar essa operação com mais urgência”, relatou Eliane dos Santos ao G1.
O marido de Eliane, Roni Cleiton Souza de Campos, de 24 anos, contou que o casal tem quatro filhos pequenos e ressalta que tem muita preocupação com a saúde da esposa. “A gente fica triste e preocupado ao mesmo tempo. É uma situação que só depende da Justiça e das autoridades para salvar a vida da minha esposa”, afirmou.
Diante da situação de risco de morte, familiares foram à Defensoria Pública de Mato Grosso para garantir à jovem o direito à saúde. Segundo o defensor público Cláudio Aparecido Souto, amparado nos laudos médicos, “é incontestável a necessidade e a urgência do procedimento cirúrgico”.
Segundo a defensoria Pública do estado, por não possuir meios de arcar com os procedimentos em uma unidade de saúde particular, a jovem teve que se submeter à saúde pública. “Embora, o pedido de internação da paciente tenha sido feito em caráter de urgência para a Central de Regulação, a cirurgia não foi realizada ” revelou o defensor Cláudio Aparecido.
“A gravidade do quadro clínico da paciente, somado à falta de recursos para custear atendimento pela rede particular, deixa claro a necessidade de tomada de providências imediatas, pois a cada dia que passa, sem ser submetida à cirurgia, maior é o risco de morte”, ressaltou o defensor.
O juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho, analisando o feito e os laudos atestando o quadro clínico da jovem, concedeu a medida liminar determinando a realização do tratamento pleiteado pela paciente, no prazo máximo de 24 horas. “Providencie o necessário para que a autora seja submetida à cirurgia de urgência para implante de prótese valvar, incluindo eventual suporte de UTI, ainda que seja necessária a contratação de fornecedor particular - sem licitação- sob as penas da lei”, consta trecho da decisão.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria estadual de Saúde (SES), o estado transfere mais de R$ 3 milhões para o município de Cuiabá, que tem a responsabilidade de realizar as cirurgias de alta complexidade nos casos de urgência. Deste modo, cabe à secretaria, após esse repasse, cobrar através da Central Estadual de Regulação do município de Cuiabá que providencie as cirurgias.
“Estamos transferindo a paciente para o Hospital Geral Universitário”, garantiu o secretário adjunto da secretaria de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário