MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pais devem ficar atentos a acidentes domésticos nas férias


Em 2011, 29 pessoas morreram por intoxicação no estado de SP.
Crianças pequenas são as principais vítimas.

Do G1 SP

Os pais devem ficar atentos aos acidentes domésticos no período de férias escolares. Em 2011, foram registradas em todo o estado de São Paulo, 951 internações causadas por ingestão ou inalação de líquidos ou gases tóxicos e 29 pessoas morreram, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Em 2010, o número de internações foi ainda maior – 1.132 internações e 26 mortes.
O número de vítimas por envenenamento e intoxicação é maior entre crianças de 1 a 4 anos. Das internações registradas em 2011, 199 foram de pacientes desta faixa etária, sendo 58% do sexo masculino.
Para tentar alertar os pais, os médicos dão algumas dicas:
- Mantenha materiais de limpeza e remédios no alto, fora do alcance das crianças;
- Não reutilize embalagens de refrigerantes, sucos ou doces para guardar produtos de limpeza. Elas atraem e confundem as crianças;
- Jogue fora alimentos, medicamentos e outros produtos vencidos;
- Mantenha tanto medicamentos quanto produtos de limpeza em locais arejados em suas embalagens originais ou com etiquetas de identificação.
No caso de acidentes pela ingestão acidental de produtos, deve-se acionar imediatamente a equipe de resgate médico pelo telefone 193. Não ofereça qualquer tipo de líquido e não peça para que a vítima provoque o vômito.
Veja outras dicas da ONG Criança Segura:
Saiba quais produtos domésticos são tóxicos. Produtos comuns, como enxaguantes bucais, podem ser nocivos se a criança engolir em grande quantidade. Dê preferência a embalagens com tampas à prova de abertura por crianças. Essas tampas de segurança não garantem que a criança não abrirá a embalagem, mas podem dificultar bastante, a tempo de que alguém intervenha.
Nunca deixe produtos venenosos sem atenção enquanto os usa. Sempre leia os rótulos e bulas e siga corretamente as instruções para dar remédios às crianças baseando-se no peso e idade. Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis.
Nunca se refira a um medicamento como doce. Isto pode levar a criança a pensar que não é perigoso ou que é agradável de comer. Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas. Saiba quais plantas dentro e ao redor de sua casa são venenosas, remova-as ou deixe-as inacessíveis para as crianças.
Quando adquirir um brinquedo para a criança, certifique-se que ele é atóxico. Crianças com até 2 anos correm maior risco de envenenamento. Produtos de limpeza e medicamentos são riscos significativos. Os bebês também podem se envenenar respirando a fumaça de cigarros.
Mantenha telefones de emergência (Samu: 192 e Corpo de Bombeiros: 193) próximos aos aparelhos de telefone de sua casa. Peça para os avós, parentes e amigos fazerem o mesmo. Instale detectores de fumaça em sua casa. Se o alarme soar, deixe a casa imediatamente e ligue para o departamento de bombeiros ou serviço de emergência médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário