MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Pastagem de capim mombaça eleva produção de leite, em Morrinhos (GO)


Embrapa orienta fazendeiros sobre cultivo da planta e dá dicas de economia.
Pecuarista afirma que houve aumento de 80% na produtividade de cada vaca.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem contribuído com o aumento da produção de leite, na zona rural de Morrinhos, região sul do estado. O programa “Balde cheio” ensina como cultivar o capim mombaça, o que consequentemente eleva a produtividade do gado leiteiro.
Depois de ter plantado mais de um hectare do capim, o produtor rural Antônio Eduardo Sobrinho está comemorando os resultados. Ele afirma que atualmente retira, diariamente, 140 litros de leite por animal, 60 litros a mais em relação ao período em que o gado se alimentava com outro tipo de planta.
“Esse tipo de pasto compensa bastante, pois o custo é menor e a lucratividade e qualidade são maiores. Mesmo sendo uma pequena área, consigo ter bons rendimentos durante todo o ano. Montei um sistema de irrigação que deixa o mato verde sempre. Ele é abastecido pela represa que fica próxima do pasto”, conta o fazendeiro Antônio Eduardo Sobrinho.

Ele ainda revela que pensou em desistir das criações por causa de prejuízos anteriores. “Tinha pensado em parar com a criação de gado leiteiro. Antes minhas vacas produziam no máximo cinco litros cada uma e, com isso, acabava tendo prejuízos. Porém, hoje elas chegam a produzir até 20 litros. Esse capim melhora bastante a produção”, afirma o pecuarista Antônio Eduardo.
O agrônomo Jânio Matias explica por que o capim mombaça pode ser melhor que os outros. “Esse é um capim melhorado, mais resistente e mais produtivo, seja em pastos rotacionados ou irrigados. Ele é muito usado na produção de leite porque tem uma lotação animal muito alta”, ressalta o especialista.
Além de oferecer orientações sobre como cultivar capim, o programa “Balde cheio” ensina os pecuaristas controlarem os investimentos. “Passamos um programa de informática aos produtores de leite que possibilita o recebimento dos dados de receita e as despesas. Todo mês é emitido o relatório com todos os lucros e gastos”, explica o veterinário e técnico da Embrapa Wesley de Melo Cruvinel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário