MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pequenos agricultores recebem incentivo para produzir látex no TO


Estado possui atualmente cerca de 1, 8 mil hectares de seringal.
Expectativa é triplicar área até 2015 com recursos do Pronaf Floresta.

Do Globo Rural

O governo do Tocantins criou uma linha de crédito para incentivar a abertura de novas áreas de cultivo de seringueira. O programa pretende beneficiar quem tem pequenas propriedades. No município de Pium, onde a cultura já está implantada, os agricultores estão otimistas.
O agricultor João trindade, que começou a trabalhar com seringal em 1982, produz oito toneladas de látex em 14 mil pés a cada 45 dias e vende o quilo do coágulo por cerca de R$ 4. Ele tem planos de ampliar o plantio para 23 mil pé na propriedade que fica em Pium, município com área plantada de 345 hectares.
O Tocantins possui atualmente cerca de 1, 8 mil hectares de seringal. A expectativa é triplicar essa área até 2015 com recursos do Pronaf Floresta. Os produtores interessados serão cadastrados.
Em Pium, um dos polos que receberá incentivo para seringueira, a principal atividade é a pecuária. Ao todo, vivem na região 1,2 mil famílias. O presidente da Associação dos Produtores Morro Preto, Edvan Pereira, diz que está animado com a possibilidade de ter mais uma renda no futuro.
O agricultor João Bento, que cria 50 cabeças de gado e tem na roça mandioca, batata e abobora, reservou cerca de dois hectares para 700 pés de seringueira e vai financiar R$ 5,7 mil para investir no primeiro ano, incluindo mão de obra e mudas.
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Tocantins se comprometeu a capacitar técnicos para acompanhar a implantação das lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário