MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Pequenos produtores de RO lucram com a venda de galinhas caipiras


O ganho na venda da galinha e ovos caipiras é em torno de 30%.
A iniciativa de produção é através do projeto ambiental da UHE Jirau.

Do G1 RO

Produtores chegam a lucrar 30% com a venda das galinhas. (Foto: ESBR/Divulgação)Produtores chegam a lucrar 30% com a venda das
galinhas. (Foto: ESBR/Divulgação)
A criação de galinhas caipiras em Rondônia tem gerado lucro para pequenos produtores rurais. O casal Velma Vincentini, 60, e Luiz Alberto Vincentini, 62, moram em um sítio próximo à Nova Mutum Paraná. Eles participam do projeto realizado pelo Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Jirau, que já mobilizou 14 produtores da região da Vila de Nova Mutum Paraná, a 140 quilômetros de Porto Velho, para a criação de galinha caipira em regime semi-confinado. O casal já comercializou 220 galinhas.
“O povo prefere comprar a galinha caipira do que a de granja. Nós já trabalhamos como pequenos produtores rural há muitos anos e conhecemos esta realidade, mas nunca tínhamos crescido tanto como agora, depois de entrarmos nesse campo. O projeto é muito bom e temos conseguido aumentar a produção em cada período”, conta Velma.
A produtora disse ainda que é do dinheiro da venda das galinhas caipiras que consegue sustentar toda a família e que, além do abate, comercializa os ovos. “Temos conseguido manter duas filhas, uma em Porto Velho e outra no Sul do país”, diz.

O projeto foi criado pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental da UHE Jirau (Coopprojirau) no início deste ano.
O projeto foi implantado pela UHE Jirau e tem gerado renda extra aos pequenos produtores (Foto: ESBR/Divulgação)O projeto foi implantado pela UHE Jirau e tem gerado
renda extra aos pequenos produtores
(Foto: ESBR/Divulgação)
Segundo a coordenadora de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Cirlene Furini, o projeto foi implantado para funcionar como uma fonte de renda extra para as famílias da região. Outros produtores rurais já estão procurando a Cooperativa com interesse no negócio.
De acordo com os produtores, a criação de galinhas caipiras tem sido muito lucrativa, a margem está em torno de 30%. Cada galinha é comercializada, em média, por R$18. As aves são vendidas para os restaurantes e para os moradores de Nova Mutum Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário