Iniciativa faz parte de projeto da Escola Politécnica da UFBA, em Salvador.
Grupo parte do Porto da Barra na manhã desta quinta-feira (12).
Projeto vai percorrer 15 mil km utilizando biodiesel
(Foto: Ednildo Coutinho/Arquivo Pessoal )
Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e um professor convidado da Universidade do Minho, em Portugal, iniciam na manhã desta quinta-feira (12) uma viagem até a cidade de Ilo, no Peru, utilizando o biodiesel B100, produzido a partir da reutilização do óleo de fritura e azeite de dendê. A iniciativa integra o “Projeto Travessia Interoceânica B100” e a equipe parte do Porto da Barra, em Salvador, nesta manhã.(Foto: Ednildo Coutinho/Arquivo Pessoal )
De acordo com o professor Edlnildo Torres, coordenador do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente da Politécnica, o grupo deve percorrer 15 mil quilômetros em via terrestre em um prazo de 20 dias. Para realizar o projeto, os pesquisadores irão utilizar dois veículos doados por uma montadora. Um dos carros terá a maior parte do tanque abastecida por combustível comum e apenas 5% de outro tipo de biodiesel. O segundo carro viaja abastecido com com o biodiesel B100. O professor destaca que os dois veículos estão equipados com analisadores dos gases de exaustão do motor para avaliar o comportamento dos combustíveis.
Segundo Ednildo Torres, o projeto foi testado durante oito meses na Escola Politécnica e a proposta vem sendo trabalhada há dois anos, mas o Laboratório de Energia e Gás da UFBA já trabalha com a utilização de biodiesel há 30 anos. “Essa iniciativa é única e é o primeiro teste que faremos com essa característica. A expectativa é muito boa porque o comportamento em laboratório foi bastante significativo e esperemos ter um combustível renovável e que atenda a questões econômicas e ambientais” afirma Ednildo. Ele também afirma que o óleo utilizado para produzir o biodiesel B100 é coletado em hospitais restaurantes e residências de Salvador e tem como matéria prima a soja, milho, algodão e cana.
Ainda segundo o professor, o combustível utilizado na viagem é totalmente renovável e a Escola Politécnica tem capacidade de produção de 10 milhões de litros por ano. Para o projeto estão sendo utilizados 1,2 mil litros de B100 distribuídos em recipientes de 50 litros e cada caminhonete irá transportar 600 litros de combustível.
Durante a viagem, os pesquisadores devem coletar dados sobre a performance, rendimento e emissões do motor com o biocombustível. Questões relacionadas à qualidade das estradas também serão avaliadas, através de vídeos, fotografias e mapeamento eletrônico. Quando retornarem da viagem, os veículos serão submetidos a estudos e testes para avaliar o desgaste e desempenho dos carros no percurso. O retorno para Salvador está previsto para o dia 31 de julho.
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