MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pesquisadores usam óleo de fritura em veículos para viagem ao Peru


Iniciativa faz parte de projeto da Escola Politécnica da UFBA, em Salvador.
Grupo parte do Porto da Barra na manhã desta quinta-feira (12).

Do G1 BA

Projeto deve percorrer 15 mil km utilizando biodiesel (Foto: Ednildo Coutinho/Arquivo Pessoal )Projeto vai percorrer 15 mil km utilizando biodiesel
(Foto: Ednildo Coutinho/Arquivo Pessoal )
Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e um professor convidado da Universidade do Minho, em Portugal, iniciam na manhã desta quinta-feira (12) uma viagem até a cidade de Ilo, no Peru, utilizando o biodiesel B100, produzido a partir da reutilização do óleo de fritura e azeite de dendê. A iniciativa integra o “Projeto Travessia Interoceânica B100” e a equipe parte do Porto da Barra, em Salvador, nesta manhã.
De acordo com o professor Edlnildo Torres, coordenador do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente da Politécnica, o grupo deve percorrer 15 mil quilômetros em via terrestre em um prazo de 20 dias. Para realizar o projeto, os pesquisadores irão utilizar dois veículos doados por uma montadora. Um dos carros terá a maior parte do tanque abastecida por combustível comum e apenas 5% de outro tipo de biodiesel. O segundo carro viaja abastecido com com o biodiesel B100. O professor destaca que os dois veículos estão equipados com analisadores dos gases de exaustão do motor para avaliar o comportamento dos combustíveis.
Segundo Ednildo Torres, o projeto foi testado durante oito meses na Escola Politécnica e a proposta vem sendo trabalhada há dois anos, mas o Laboratório de Energia e Gás da UFBA já trabalha com a utilização de biodiesel há 30 anos. “Essa iniciativa é única e é o primeiro teste que faremos com essa característica. A expectativa é muito boa porque o comportamento em laboratório foi bastante significativo e esperemos ter um combustível renovável e que atenda a questões econômicas e ambientais” afirma Ednildo. Ele também afirma que o óleo utilizado para produzir o biodiesel B100 é coletado em hospitais restaurantes e residências de Salvador e tem como matéria prima a soja, milho, algodão e cana.

Segundo ele, o trajeto deve percorrer uma média de 700 a 800km por dia e a chegada a fronteira do Peru está prevista para o dia 20 de julho e o grupo deve ficar em Ilo durante sete dias. O projeto deve ser divulgado nas cidades de Luis Eduardo Magalhães, Brasília, Porto Velho, Comodoro, Ilo, além de Salvador.
Ainda segundo o professor, o combustível utilizado na viagem é totalmente renovável e a Escola Politécnica tem capacidade de produção de 10 milhões de litros por ano. Para o projeto estão sendo utilizados 1,2 mil litros de B100 distribuídos em recipientes de 50 litros e cada caminhonete irá transportar 600 litros de combustível.
Durante a viagem, os pesquisadores devem coletar dados sobre a performance, rendimento e emissões do motor com o biocombustível. Questões relacionadas à qualidade das estradas também serão avaliadas, através de vídeos, fotografias e mapeamento eletrônico. Quando retornarem da viagem, os veículos serão submetidos a estudos e testes para avaliar o desgaste e desempenho dos carros no percurso. O retorno para Salvador está previsto para o dia 31 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário