MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PMDF deixou de atender 124 chamados neste ano por falta de carro


Tribunal de Contas suspendeu edital de manutenção por indício de fraude.
Corporação diz que 800 carros e motos que estão parados já são sucata.

Do G1 DF

Reportagem do DFTV mostrou nesta quinta-feira (19) que metade da frota de viaturas da Polícia Militar está parada por falta de manutenção. Ao todo, são 1.186 veículos que não estão sendo usados no policiamento. A corporação informou que 800 carros e motos já são considerados sucata.
De acordo com informações do DFTV, de janeiro até junho deste ano, 124 ocorrências deixaram de ser atendidas porque a polícia não tinha carro para ir até o local.
O total representa 40% a mais que no primeiro semestre do ano passado. Em 2011, foram 88 ocorrências não atendidas por falta de viatura.
Na semana passada, o Tribunal de Contas do DF suspendeu cautelarmente o pregão presencial para a contratação de serviços de manutenção em veículos da frota da PM.
Auditores do tribunal apontaram indícios de irregularidades na pesquisa de preços que consta no edital, no critério de julgamento e na metodologia de execução do contrato.
Orçado em cerca de R$ 6 milhões, o edital suspenso define que a empresa vencedora terá que fazer manutenção preventiva e corretiva dos veículos da frota da PM que estão fora do período de garantia. O texto define ainda que a empresa terá que utilizar peças e acessórios de qualidade igual e ou superior às originais.
Os auditores também verificaram que, das quatro empresas consultadas para a elaboração da planilha de custos, duas apresentaram preços idênticos em todos os itens. De acordo com o Tribunal de Contas, isso inviabilizaria a utilização dos preços fornecidos por elas na pesquisa utilizada como referência.
A assessoria do Tribunal de Contas informou que a licitação está suspensa até que a Polícia Militar refaça o edital. O novo texto será avaliado pela corte.
“Para sanar a irregularidade, de forma a garantir que os preços de peças estimados pela PMDF de fato reflitam a realidade do mercado e atendam ao interesse público, deve ser determinado à unidade que refaça as pesquisas de preços constantes no processo sob análise, consultando relação mais ampla de fornecedores, de preferência em lojas de venda de peças e não em oficinas mecânicas”, definiu o conselheiro que analisou o caso, Inácio Magalhães Filho.
Nesta quinta, o comando da PM explicou que os preços foram informados oficialmente por cinco concessionárias e que já entregou a documentação ao tribunal para correção.
Tabela feita pelo Tribunal de Contas aponta que preços listados em edital da PMDF estão muito acima dos de mercado (Foto: TCDF / Reprodução)Tabela feita pelo Tribunal de Contas aponta que preços listados em edital da PMDF estão muito acima dos de mercado (Foto: TCDF / Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário