MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Porsche vai integrar o Grupo Volkswagen a partir de agosto


Empresas fizeram acordo para acelerar fusão prevista desde 2009.
'Namoro' começou em 2009, quando VW adquiriu 49,9% das ações.

Do G1, em São Paulo

O Grupo Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (4) um plano para acelerar a fusão com a fabricante de esportivos de luxo Porsche. A montadora alemã já possuía 49,9% de participação na marca e previa comprar o restante até 2014, mas deverá fechar negócio antes, por 4,46 bilhões de euros. Segundo o comunicado divulgado pela VW, a Porsche passará a integrar o grupo a partir de 1º de agosto próximo. O plano foi aprovado nesta quarta pela direção das duas companhias.
porsche volkswagen (Foto: Thomas Kienzle/AFP)Presidentes do grupo Volkswagen (à frente) e da Porsche AG a bordo de um 911 no último dia 25 de junho, durante encontro anual da holding (Foto: Thomas Kienzle/AFP)
"É bom para a Volkswagen, bom para a Porsche e bom para a indústria alemã", comemorou Martin Winterkorn, presidente-executivo do grupo Volkswagen. "Combinar as operações vai fortalecer as duas empresas, em termos financeiros e estratégicos."
Fazem parte atualmente do grupo Volkswagen, além da marca de mesmo nome, Audi, Skoda,  Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, e as fabricantes de caminhões Scania e MAN. O grupo Volkswagen quer superar a Toyota como a maior montadora do mundo com a meta de vender 10 milhões de veículos por ano até 2018, por meio da combinação de aquisições agressivas, crescimento em mercados emergentes e redução de custos produtivos. A compra mais recente foi a da fabricante de motos Ducati pela Audi, estimada em 860 milhões de euros.
'Namoro' complicadoO "namoro" de Volkswagen e Porsche começou em agosto de 2009, quando as duas marcas fizeram um acordo de fusão após a fabricante do icônico esportivo 911 ter acumulado mais de 10 bilhões de euros (US$ 12,54 bilhões ) em dívida na tentativa de comprar a Volkswagen. A holding da Porsche ainda tinha uma dívida de 1,5 bilhão de euros. Naquela ocasião, o grupo alemão passou a ter 49,9% das ações da Porsche.
Em janeiro de 2011, a Justiça dos EUA indeferiu um processo de um grupo de fundos que exigia mais de US$ 2 bilhões em danos contra a montadora alemã, mas outros processos continuavam correndo na Europa. Pelo acordo entre as duas empresas, a fusão era prevista para ocorrer no ano passado, mas, em setembro, a Volkswagen desistiu por conta desses riscos legais. Esses processos alegavam que a Porsche secretamente acumulou ações da Volkswagen e mais tarde causou prejuízos bilionários a investidores. Além disso, pelos termos do acordo, só seria viável que as marcas trabalhassem juntas a partir de 2014.
Em março passado, a Volkswagen adquiriu a Porsche Holding por 3,3 bilhões de euros, o que lhe deu o direito de negociar e operar a marca. Ela também passou a ser presidida por Winterkorn.
Na semana passada, o grupo afirmou que a compra da fabricante do 911 poderia ser finalizada "antes de 2014" por meio de uma alternativa ao acordo assinado em 2009, confirmado nesta quarta, que acelera a fusão das marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário