MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Posto de saúde de Fortaleza usa rezadeiras para atrair comunidade


Segundo coordenadora de posto, comunidade sempre procurava rezadeiras.
Agora, após as rezas, os pacientes são atendidos por médicos.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Um posto de saúde do Bairro Jardim Guanabara, em Fortaleza, decidiu integrar o atendimento médico ao auxílio das rezadeiras para levar a comunidade a unidade de saúde. “A comunidade iria até a rezadeira independente de ter posto de saúde ou não. De repente uma criança com uma diarreia mais forte poderia até morrer por não ser orientada também a procurar o posto de saúde. Devido a essa associação resolvemos agregar este serviço ao posto de saúde”, disse a coordenadora da unidade, Conceição de Angelo.
As rezadeiras recebem a população todas as quartas-feiras com hora marcada há três anos, em seguida, os pacientes são acompanhadas por médicos. A dona de casa Jéssica Ferreira Souza afirma trazer o filho ao posto por causa da rezadeira. “Quando está com 'quebrante' não quer comer, fica só chorando e a 'muleira' fica baixa. Aí quando reza a 'muleira' já sobe. Sempre é assim”, afirma. Apesar de crianças serem a maioria, adultos também procuram o serviço. “Fui criada assim e assim criei meus filhos, nunca perdi a fé. Sempre sinto dor, eu digo, 'vou na rezadeira'”, disse a aposentada Maria Vandeni Cardoso.
O costume de procurar rezadeiras no Ceará é antigo, inclusive em Fortaleza. Principalmente nos bairros de periferia. “Quando ele recebe uma palavra de conforto, quando ele recebe essa reza, ele se sente aliviado, se sente bem. Para qualquer lugar que ele for ele já vai se sentir bem melhor”, explica a rezadeira Raimunda Gomes da Silva, voluntária do posto do Jardim Guanabara. “Com isso a gente trouxe a comunidade para dentro do posto”, disse um dos médicos da unidade, Francisco Haroldo de Araújo Melo, aprovando a iniciativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário