MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Praga causa queda de 30% na safra de tomate, em Goianápolis (GO)


Agricultor afirma que a broca atacou parte da plantação e causou prejuízos.
Entretanto, ele está otimista com as vendas do fruto devido alta no preço.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A produção de tomate no município de Goianápolis, a 44 km de Goiânia, teve queda neste ano por causa da infestação de pragas. O produtor rural Duarte Franco revela que a broca foi o principal inseto que prejudicou no resultado da colheita. “Todo ano a gente colhia cerca de 12 toneladas de tomate semanalmente, mas nesse ano a produtividade está menor por causa dessa praga. Batíamos defensivos, mas a chuva lavava”, conta.
Segundo ele, a produtividade da lavoura caiu 30% em relação ao ano passado. “A gente esperava colher 400 caixas de tomate em 1000 pés. Porém, esse número caiu para 300”, lamenta o agricultor Duarte Franco, um dos 30 produtores de tomate do município, que possui aproximadamente 100 hectares de plantação.
O engenheiro agrônomo César Honório da Silva explica porque a broca é uma praga de difícil combate. “Ela é uma espécie de borboleta que penetra os ovos no tomate e, logo em seguida, os bichos começam comer o fruto. Não adianta bater agrotóxicos nos tomates adultos, pois, as larvas penetram quando eles ainda estão pequenos”, revela.
Apesar das dificuldades no cultivo do fruto, o produtor Duarte Franca afirma que o preço do fruto é considerável bom. Cada caixa é vendida atualmente por R$ 50 na Central de Abastecimento (Ceasa). Já nos supermercados, a média de preço é de aproximadamente R$ 5,50 Kg.“Com esse preço e a produtividade dentro do esperado pretendemos continuar trabalhando com horta”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário