MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de julho de 2012

Procissão marítima de São Pedro colore o mar e emociona fiéis, no ES


Pescadores prestaram homenagem ao padroeiro São Pedro.
Barcos coloridos e enfeitados seguiram em procissão pela baía de Vitória.

Leandro Nossa Do G1 ES

A baía de Vitória ficou colorida na manhã deste domingo (1º). A 84ª Procissão Marítima de São Pedro atraiu uma multidão de pescadores que manifestou devoção pelo padroeiro dos homens do mar, com barcos enfeitados e coloridos. Além dos barcos dos pescadores, iates, lanchas, e motos aquáticas de moradores e turistas também marcaram presença, enchendo o mar com cerca de 130 embarcações, segundo a Secretaria de Cultura de Vitória.
Um dos pescadores mais antigos da capital, o senhor José Pedro Rodrigues, de 82 anos, foi às lágrimas na procissão, que se encerrou com a tradicional benção dos anzóis.
Isso é a minha vida, amo pescar"
José Pedro Rodrigues, 82 anos
"Isso é a minha vida, eu amo pescar, amo São Pedro, não consigo nem falar, é mais uma procissão", disse o pescador, que representou a classe na benção dos anzóis, concedida pelo padre Arthur, da paróquia de São Pedro. Durante o evento, os pescadores aproveitaram a ocasião para realizarem críticas sociais nos enfeites dos barcos, como protestos contra a corrupção.
Dativo Machado, que pesca há 20 anos, prestou uma homenagem a jornalistas que foram assassinados. "Fiz uma lembrança dos casos de Tim Lopes e Maria Nilce, assassinados há um tempo já, mas são casos que precisam ser recordados para conscientizar a população contra a violência", disse.
Outro barco fez um protesto pedindo basta à pedofilia. "É importante aproveitar essa chance, que toda a população de Vitória está com os olhos voltados para a gente, para realizarmos críticas e sátiras com situações do cotidiano. A pedofilia tem atormentado nossa sociedade é preciso parar", conta. Além dos protestos, algumas embarcações levaram descontração à baía de Vitória, com menções às 'empreguetes' da novela 'Cheias de Charme' e uma homenagem ao centenário de Luis Gonzaga, que tinha pescadores vestidos como o cantor.
Procissão Marítima passou pela baía de Vitória (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Procissão Marítima passou pela baía de Vitória (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Procissão
Uma missa deu início a procissão marítima de São Pedro. Após a celebração, uma longa queima de fogos avisava que era hora de barco estar no mar para colorir as águas da capital. Uma embarcação com a imagem de São Pedro seguia na frente, conduzindo os demais. Quem não seguiu por água, acompanhou todo o evento por terra.
"É muito lindo, não perco em nenhum ano, só que tenho medo do mar, e, por isso, acompanho daqui mesmo", disse a dona de casa Andreia Marques, de 57 anos. Até quem é de fora do país prestigiou a tradicional procissão. "É muito legal, as pessoas da cidade sabem fazer uma festa bonita, e uma bela homenagem a São Pedro", disse a freira Paula, que é do Quênia.
Durante o percurso, moradores saudavam a procissão que desfilava pelo mar. Assim como no início, uma queima de fogos na Praça do Papa deu fim ao evento. Mas, o trabalho dos pescadores e a devoção à São Pedro continua. "São Pedro está sempre com a gente, 365 dias do ano, hoje foi só uma homenagem, mas não esquecemos dele nunca", afirmou o pescador Robson Pereira.
O resultado do concurso que escolhe a embarcação mais enfeitada e com o tema mais criativo foi divulgado no início da tarde pela Secretaria Municipal de Cultura. O barco vencedor foi o São Ricardo, com o tema “Doação de Sangue”.

Pescador fez homenagem a cantar Luis Gonzaga (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Pescador fez homenagem ao cantor Luis Gonzaga (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário