MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Produção de hortaliças no RS cai 20% devido à geada, diz Emater


Em Rio Pardo, queda no alface americano causa o maior prejuízo.
Couve-flor também causa dificuldades a produtores e tem alta no preço.

Do G1 RS

A geada que vem atingindo parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias já prejudicou em 20% a produção gaúcha de hortaliças, segundo dados da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS). Em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, região do centro do estado, a queda da produção na alface americana causa o maior prejuízo, como mostra reportagem da RBS TV (veja no vídeo ao lado).
Na horta do produtor Carlos Waechter, as perdas foram de 40%. A folha da alface americana ficou seca e desidratada, e perdeu valor comercial. O que era antes vendido para consumo humano serve de alimento para animais. "Quando não é a seca, é o frio que atrapalha. Por isso, digo que temos de ser persistentes para trabalhar na roça", desabafa o agricultor.
A maior dificuldade para a agricultora Ivone Nichterwitz é a produção de couve-flor, hortaliça que precisa de calor parta se desenvolver. "Na minha banca, já não tenho mais esse produto. Isso é muito difícil. Muda o clima, o tempo, o frio e o calor, e é difícil de produzir a couve-flor", diz a produtora.
Com a menor oferta, o preço também aumentou. Há duas semanas, a couve-flor era vendida por R$ 1. Atualmente, o preço gira em torno dos R$ 2,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário