MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Produção de morango orgânico dobra no Sul de Minas


Atualmente existem 30 produtores na região; 11 já estão certificados.
Segundo Emater a área plantada já chega a 5,7 hectares.

Do G1 Sul de Minas

A produção de morango orgânico no Sul de Minas dobrou nos últimos dois anos. Isso acontece porque os produtores da região estão aderindo a esta forma de plantio. Segundo a Emater, apesar da produção de orgânicos ainda ser menor, o preço final do produto compensa.
No Sul de Minas, 11 produtores já são certificados. Em 2010 eram apenas sete produtores na região, com uma área de três hectares plantados. Atualmente há 5,7 hectares de área plantada, ou seja, quase o dobro. E os números devem aumentar na região. Cerca de 30 produtores estão em processo de certificação.

O produtor Dirceu Carlos de Mello é um exemplo da expansão do cultivo do morango orgânico. No passado ele tinha 22 mil pés plantados. Neste ano, já são 28 mil pés em ponto de colheita e ao mesmo tempo ele está plantando mais 12 mil mudas. Com as 40 mil plantas, a produção dele vai crescer cerca de 80%.

Por outro lado, ele nota as diferenças positivas na mudança de cultuvo. De acordo com ele, a fruta fica mais saborosa e doce e o manejo fica mais barato pois não há os gastos com defensivos e produtos químicos. "É muito bom parar de mexer com os defensivos. A qualidade do produto é melhor e a qualidade de vida passa a ser também", diz.

Outro produtor, Valdecir José do Nascimento também já sente o reflexo da produção dos orgânicos. "Alcancei uma boa produtividade e somente este ano devo colher uma tonelada", frisa.

A produção de orgânicos em Minas cresce cerca de 20% ao ano, segundo a Emater. Já são 640 produtores cadastrados no Ministério da Agricultura e mais de 12 mil produtores ainda não certificados. No Sul de Minas, são 120 produtores orgânicos, de vários produtos, já certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário