MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de julho de 2012

Produtividade de algodão na safrinha cresce 20%, na região sudoeste de GO


Agricultor de Perolândia espera colher cerca de 250 arrobas por hectare.
Entretanto, ele está preocupado com o atual preço da fibra no mercado.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Os produtores de algodão do sudoeste do estado estão otimistas com a colheita do produto neste ano. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que na região haja aumento de 20% na safrinha em relação ao ano passado. O produtor rural Dermeval Rodrigues conta que plantou 900 hectares da fibra, no município de Perolândia. Ele afirma que está satisfeito com o resultado.
“Nós acreditamos que iremos colher bastante algodão neste ano, porque, as chuvas colaboraram muito. A expectativa é colher cerca de 250 arrobas por hectare, o equivale a aproximadamente 100 arrobas de pluma. Quase todas as plantas estão com mais de cinco maças por pé”, revela o agricultor.
O agrônomo Gean Mayer afirma que para obter bons resultados é necessário fazer o monitoramento dos talhões duas vezes por semana. “A gente tenta fazer o controle principalmente de pragas como o bicudo, por exemplo. Ele é um tipo de inseto muito difícil de ser controlado”, salienta o especialista.
Mesmo com expectativa de aumento na colheita, os produtores rurais estão preocupados com uma possível queda no preço do produto. Atualmente a arroba da fibra está sendo vendida em média por R$ 50, aproximadamente 37% abaixo do valor comercializado em 2011. Para evitar mais prejuízos, a metade da produção já foi comercializada com antecedência.
“Infelizmente, o que a gente melhora na produtividade acaba atrapalhando o mercado de vendas, pois, a oferta aumenta. Com isso, os preços caem ainda mais. Por isso, todo ano a gente comercializa cerca de 80% do produto antes da colheita. Essa quantidade na maioria das vezes é destinada para exportação”

Nenhum comentário:

Postar um comentário