MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Professor de química coleciona contrabaixos desde os 13 anos, no AM


Professor já possui 15 baixos elétricos e um contrabaixo acústico.
'Assim como cada artista ou banda, o instrumento é insubstituível', afirma.

Mônica Dias Do G1 AM
Professor resolveu fazer rock (Foto: Arquivo Pessoal)Professou começou ouvindo blues
e tornou-se fã de rock (Foto: Arquivo Pessoal)
O Dia Mundial do Rock é comemorado nesta sexta-feira (13), e cada fã presta homenagem à sua maneira a um dos estilos mais populares e cultuados do mundo. Para alguns deles, a paixão pelo gênero musical começou ainda na adolescência.
O professor de química Renato Henriques levou o amor ao estilo além e resolveu fazer rock. Ele começou a tocar contrabaixo aos 13 anos e aos poucos foi montando uma coleção do instrumento. Hoje, com 35, já possui 15 baixos elétricos e um contrabaixo acústico. "Não sei ao certo quando os instrumentos se transformaram em uma coleção. Fui adquirindo um ou outro ao longo do tempo, por conta de alguma questão de gosto estético, valor histórico ou necessidade sonora, e quando me dei conta, já era um colecionador", contou ao G1.
Renato começou sua 'educação musical' ouvindo blues e a partir daí virou fã de rock. "O segundo disco do Led Zeppelin foi importante para esta transição, pois deixava clara a influência do blues ao longo de seus riffs de rock. Hoje cito bandas inglesas dos anos 60, como The Kinks, The Who e The Small Faces como minhas favoritas, e quase todas as outras que gosto de alguma maneira evocam algum tipo de relação, direta ou não, com estas", disse.
Para ele, a coleção é uma homenagem ao rock. "Com a aquisição de instrumentos, sobretudo, sinto que estou prestando uma homenagem ao rock e aos seus instrumentistas. E assim como cada banda ou artista são únicos, cada instrumento também é único e insubstituível, de modo que pretendo continuar colecionando, provavelmente por toda a vida".
Quando questionado sobre o preferido, o professor ficou na dúvida. "É difícil saber qual é meu favorito, mas tenho um Squier Precision Bass, fabricado no Japão, sob licença da Fender (importante fabricante norte-americano) que foi especialmente importante, por ter sido meu grande sonho de adolescência e que me acompanhou ainda nos primeiros passos como instrumentista. Apesar de gostar de todos os meus instrumentos e ainda estar extasiado com a recente aquisição de um modelo de baixo, assinatura do Jack Casady, baixista do Hot Tuna e Jefferson Airplane, o Precision mencionado ainda guarda um lugar especial na coleção", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário