MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Programa incentiva produção de eucalipto no Espírito Santo


Agricultores recebem ajuda de empresários para começar o plantio.
Segundo os produtores, cada hectare é vendido por cerca de R$ 16 mil.

Do Globo Rural

Produtores do Espírito Santo têm investido na plantação de eucalipto. Alguns agricultores recebem incentivos de empresários para começar o plantio. Quem apostou na atividade, garante que é um bom negócio.
A plantação de 300 hectares de eucalipto está em uma área onde havia apenas pasto. A fazenda da família do agricultor Stanley Bianchini, que começou com 40 hectares em 2004, é uma das maiores produtoras de celulose da região. Quando começou a investir em eucalipto, o produtor entrou em um programa de incentivo florestal de uma empresa particular.
“Ela fornece mudas, insumos e recursos financeiros, que são descontados. Também dá assistência técnica para produzir”, diz Bianchini.
Com a ajuda do programa o produtor também reflorestou 170 hectares da fazenda com árvores nativas, o que é uma exigência do contrato. O Espírito Santo tem 260 mil hectares de área plantada com eucalipto e 60% estão no norte do estado.
O agricultor Hélio Sischini, que cultiva eucalipto há 11 anos em Linhares, já se preparar para fazer a quarta colheita. Ele começou com uma área de 10 hectares, mas os primeiros resultados fizeram o produtor dobrar a área plantada.
Segundo os produtores, cada hectare de eucalipto é vendido por cerca de R$ 16 mil. Para Sischini, uma das vantagens do programa de incentivo é a garantia que ele não terá problema para receber o pagamento.
De acordo com coordenador do Programa Estadual de Silvicultura, o Espírito Santo produz apenas metade do eucalipto que as indústrias precisam. “Hoje, o estado demanda em torno de 460 mil hectares anualmente e nós só temos 250, ou seja, nós estamos atendendo a metade da nossa demanda por madeira”, diz Pedro Galveas

Nenhum comentário:

Postar um comentário