MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Protótipos do laboratório de física da UFMA serão expostos na 64ª SBPC


Objetos servem para compreender e explicar como funcionam leis da física.
Fabricado em escala industrial, "poço de potencial" conserva energia.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Estudantes, professores e pesquisadores maranhenses têm um desafio para a reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que começa domingo (22), em São Luís: mostrar a produção científica produzida no Maranhão.
No laboratório chamado de "Ilha da Ciência", estudantes e professores criaram objetos para compreender melhor e explicar como funcionam as leis da física. A estudante Ethe Costa, envolvida no projeto, contou que apenas uma visita bastou para ela conhecer os experimentos e escolher a física como profissão.
Criando soluções para os problemas do dia a dia e inventando objetos que servem para estudos são alguns dos desafios dos pesquisadores da UFMA. Do laboratório de física já surgiu um protótipo fabricado em escala industrial e utilizado em universidades e escolas, o "poço de potencial", que ajuda a entender melhor como funciona a conservação de energia.
Outros cinco equipamentos desenvolvidos por estudantes e professores do laboratório de física da UFMA também já despertaram o interesse da indústria. Os projetos devem ser aperfeiçoados por engenheiros para se tornarem viáveis comercialmente.
As descobertas e avanços de todos esses trabalhos vão ser apresentados pelos pesquisadores maranhenses na SBPC, que têm o desafio de mostrar que a ciência é um bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário