MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Rotatividade na mão de obra afeta produção industrial em Rondônia


Indústria treina e qualifica profissionais, que depois abandonam o emprego.
Empresa oferece cursos com frequência para preencher vagas.

Larissa Matarésio Do G1 RO

Profissionais com qualificação são muito procurados no mercado de trabalho. (Foto: Jenifer Zambiazzi/ G1)Profissionais com qualificação são muito procurados no mercado de
trabalho. (Foto: Jenifer Zambiazzi/ G1)
Para contratar mão de obra em Rondônia, indústria metal mecânica instalada em Porto Velho para fornecer, entre outras peças, as comportas da Usina Hidrelétrica Santo Antônio Porto Velho, oferece cursos de especialização para treinar funcionários. Entretanto, depois de treinados, muitos abandonam o emprego por outras propostas, causando problemas para a empresa por conta da alta rotatividade e falta de mão de obra especializada.
Desde que entrou em funcionamento no início de 2010, a Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) já formou cinco turmas, totalizando mil alunos nos cursos para suprir sua própria necessidade de mão de obra.
Atualmente, a indústria emprega 518 funcionários e 85% deles são formados por estes cursos. Os outros 25% já tinham formação anterior e tiveram que ser contratados para que a falta de profissionais não prejudicasse a produção.
A dificuldade da indústria é manter estes funcionários no quadro. “O mercado de Rondônia e da região Norte está amplamente aquecido e com qualificação adequada, o aluno que se forma consegue várias ofertas de emprego. Então é complicado manter o mesmo quadro de funcionários por muito tempo. A rotatividade é muito grande e temos sempre que formar novas turmas para nossa produção não parar”, explica o diretor administrativo da IMMA, Luiz Hercos.
A gerente de Recursos Humanos da IMMA, Karina Lapido, diz que a preferência nos cursos é por pessoas da região Norte. “Formamos especialmente mão de obra de Rondônia ou da região Norte”, afirma Karina.
Curso de soldador é oferecido para qualificar funcionários (Foto: Jenifer Zambiazzi/ G1)Curso de soldador é oferecido para qualificar
funcionários (Foto: Jenifer Zambiazzi/ G1)
Em levantamento feito pela IMMA, o perfil dos funcionários é essencialmente masculino e solteiro, 88% dos empregados são homens e 12% são mulheres. “Ainda assim, o número de mulheres em nosso quadro é grande, em comparação com outros lugares com o mesmo tipo de serviço pesado”, compara Karina.
Projeto Guaporé
A indústria, em parceria com o Senai, formou mil alunos divididos em cinco turmas por meio do Projeto Guaporé. Foram formados profissionais nas áreas de corte, caldeiraria, soldagem, usinagem, montagem mecânica, jateamento e pintura industrial, atendendo à necessidade de mão de obra especializada para suprir a indústria de hidromecânica.
Os cursos são oferecidos, em média, uma vez ao ano dependendo da demanda e do número de vagas que são ofertadas no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário