MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Santa Catarina recebe 100.000 doses de vacina contra gripe nesta semana


Novo lote é destinado a pacientes com doenças crônicas, como cardíacos.
Para diretor da DIVE, esta deve ser a última etapa da campanha no estado.

Do G1 SC

Vacinação contra a gripe continua em Catanduva  (Foto: Reprodução / TV Tem)Até esta segunda-feira (23), Santa Catarina recebeu 1.295.000 doses contra gripe (Foto: Reprodução / TV Tem)
Mais 100.000 doses de vacina da gripe, que inclui proteção contra o vírus H1N1, da Gripe A, deve chegar a Santa Catarina nesta semana. É o que disse ao G1 diretor de vigilância epidemiológia do estado, Fábio Gaudenzi, na manhã desta segunda-feira (23). As doses serão distribuídas em todo o estado de Santa Catarina, por meio das regionais de saúde, que solicitarão o número de vacinas conforme a demanda de cada local.
Este novo lote é destinado apenas a pacientes com doenças crônicas, como cardíacos, obesos, portadores de enfermidade renal ou hepática, imunossuprimidos, entre outros, e ficará disponível de forma gratuita nos postos de saúde do estado. De acordo com Gaudenzi, a população de crônicos não é estimada em nenhum estado do Brasil, como pode-se quantificar crianças, gestantes e idosos. Por isso não existe uma meta de vacinados como houve em outras campanhas. Segundo ele, a preocupação agora é vacinar todos os portadores de doenças crônicas até que a última dose se acabe. "Essas pessoas podem contrair infecção mesmo após o inverno", afirma.
A solicitação por mais doses foi feita na semana passada. O Ministério da Saúde anunciou que receberia vacinas e as ofereceu para Santa Catarina. Como não há estimativa, o número de doses foi avaliado por meio de comparação com o último pedido da Secretaria, que também havia sido de 100.000 doses, no mês passado.
Segundo Gaudenzi, neste fim do mês de julho a indústria farmacêutica já deve iniciar a produção de vacinas para o próximo ano. Por isso, esta deve ser a última etapa da vacinação contra a gripe em 2012. A distribuição de doses para crianças, gestantes e idosos, por exemplo, já encerrou. Até esta segunda-feira (23) pela manhã, Santa Catarina ainda não havia recebido as novas vacinas. A diretoria de vigilância epidemeológica afirmou ao G1 que, antes da chegada do novo lote, o estado havia recebido 1.295.000 vacinas. Um novo relatório detalhado com o número de infectados e mortos por gripe A deve sair nesta quinta-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário