MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sindicato dos Médicos pede interdição em hospital de Santa Maria


Entidade alega que falta de neonatologistas afeta atendimento no hospital.
Caso CRM aceite pedido, médicos serão impedidos de trabalhar no local.

Jamila Tavares Do G1 DF
O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico) protocolou na última sexta-feira (20) no Conselho Regional de Medicina um pedido de interdição ética no setor de obstetrícia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
O presidente do sindicato, Gutemberg Fialho, disse ao G1 que atualmente há seis neonatologistas trabalhando no hospital e que seriam necessários, no mínimo, onze.
“Desse total, quatro são do quadro da Secretária de Saúde e dois são contratados temporariamente, com contrato que vence em setembro. Nós entregamos as escalas do hospital para o CRM. Elas mostram vários dias sem neonatologista. Não é uma ausência imprevista, ela está na escala. Os médicos estão no limite para prestação de horas extras”, disse Fialho.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que ainda não foi notificada oficialmente sobre o pedido de interdição da unidade de neonatologia do Hospital Regional de Santa Maria.

De acordo com o Sindmédico, a falta de neonatologistas está comprometendo o atendimento pediátrico no hospital, já que os profissionais teriam que deixar o pronto-socorro para atender recém-nascidos em estado grave.
Não é uma ausência imprevista [de neonatologistas], ela está na escala. Os médicos estão no limite para prestação de horas extras"
Gutemberg Fialho, presidente do
Sindicato dos Médicos de Brasília
“O neonatologista é o especialista que acolhe o bebê após o nascimento. O obstetra faz o parto e entrega o recém-nascido para o neonatologista. Quando uma criança nasce com algum problema, em estado grave, e não há esse especialista para dar o suporte é necessário chamar o pediatra que está de plantão no pronto-socorro e nem sempre ele está disponível. Além disso, os pediatras não são treinados para dar essa assistência ao recém-nascido, essa não é a especialidade deles”, explica Fialho.
Por meio de nota, o conselho informou que vai visitar o hospital na quinta-feira (26) para avaliar o  atendimento na unidade. Após a vistoria, o departamento de fiscalização vai emitir um relatório que será encaminhado para apreciação no plenário CRM.
Caso o Conselho Regional de Medicina aceite o pedido de interdição ética, os médicos serão proibidos de trabalhar no Hospital de Santa Maria até que as condições ideais sejam restabelecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário