MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de julho de 2012

Sindicato estima que 5 mil pessoas tenham 'seguro pirata' no DF


De acordo com entidade, 15 empresas atuam ilegalmente na capital.
Procon diz que consumidor enganado deve registrar queixa e ir à Justiça.

Do G1 DF
A contratação de um seguro pode virar dor de cabeça em vez de garantir a tranquilidade do consumidor, alerta a Superintendência de Seguros Privados(Susep), órgão que regula o comércio de seguros no país.

O vigilante Jucelyn da Rocha contratou no inicio do ano um seguro para viajar de carro com mais segurança. Na volta, ele teve problemas e precisou do seguro para consertar um dano no para-brisa do automóvel. Ele aguarda o conserto desde fevereiro.

Segundo a Susep, a empresa que Rocha contratou não está credenciada e vende seguro pirata. O Sindicato dos Corretores de Seguro do DF diz que esse tipo de ocorrência é muito comum.

Em Brasília, pelo menos 15 empresas atuam ilegalmente. Em média, 5 mil pessoas podem estar sendo enganadas, diz o presidente da entidade, Dorival Alves de Souza.

Ainda segundo o sindicato, o seguro pirata é mais comum com carros, motos e caminhões. Se for comprovado que a empresa está enganando o consumidor, ela pode ser fechada e pagar uma multa de até um R$ 1 milhão.

Para o consumidor que foi prejudicado, existem soluções para o problema. O diretor do Procon, Oswaldo Morais, diz que a entidade atua na esfera administrativa, com poder de multa, mas afirma que a Justiça também deve ser procurada, para casos de indenização por danos morais e materiais, além do registro na Susep.

Para saber se a empresa é cadastrada e atua legalmente no DF basta acessar a página da Susep.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário