MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

'Sou avaliado por meus méritos', diz gerente negro com várias promoções


José Gonçalves lidera quase 100 pessoas em rede fast food de Salvador.
Há 21 anos na empresa, empregado registra variação salarial de 1.150%.

Do G1 BA

gerente bahia negro trabalho oit (Foto: Arquivo Pessoal)José Gonçalves começou como atendente e, após
21 anos, é gerente de loja. (Foto: Arquivo Pessoal)
José Gonçalves, de 42 anos, é gerente em uma rede fast food localizada em um dos maiores e mais movimentados shoppings de Salvador. À frente do cargo mais alto na unidade, ele lidera uma equipe de quase 100 pessoas, é responsável por recrutamentos e treinamentos, além de organizar as ações do grupo, que atende em média 3.600 pessoas por dia. O empregado negro começou na empresa como atendente, há 21 anos, quando havia concluído apenas o ensino médio.
"Minha variação salarial desde que comecei chega a mais de 1.150%. Estou satisfeito com a minha remuneração, mas sempre busco melhorias. Faço pesquisas de salários da minha função em outras empresas do segmento e vejo que a minha [remuneração] está acima do mercado", comemora.

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que o Brasil evoluiu nos indicadores do chamado "trabalho decente", mas ainda há desafios a serem superados. Segundo o relatório, problemas históricos do país ainda persistem, como o fato de as mulheres, os negros e os jovens terem menos oportunidades e salários do que os homens brancos com mais idade, além de ainda haver trabalho escravo e desigualdades regionais.
Vislumbrar o crescimento, segundo José Gonçalves, sempre foi prioridade. "Fiz graduação, pós-graduação e cursos na área de gestão", conta. Para ele, os principais fatores de reconhecimento foram dedicação e comprometimento. "Eu tenho que investir em comunicação, cobrar padrões, motivar e envolver as pessoas no trabalho. Ser negro nunca foi empecilho para conseguir ocupar este ou outro cargo através de uma promoção. Fui avaliado sempre pelos meus méritos, indistintamente", afirma o gerente.
José Gonçalves defende o plano de carreira da empresa, que encaminha a promoção de funcionários a partir da avaliação dos méritos, sem levar em consideração aspectos da cor da pele. "A minha empresa tem um plano de carreira sólido, que é capaz de fazer isso", avalia.
Salário de negros segue menor
O levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) engloba o período de 2005 a 2009. Segundo o documento, divulgado nesta quinta-feira (19), o rendimento médio real dos negros passou de R$ 607 para R$ 788 (crescimento de 29,8%), ao passo que o dos brancos variou de R$ 1.143 para R$ 1.352 (aumento de 18,3%).
"Dessa forma, reduziu-se o diferencial de renda entre trabalhadores brancos e negros: enquanto, em 2004, os negros recebiam cerca de 53% do rendimento dos brancos, em 2009, essa relação era de aproximadamente 58%", informou a OIT no documento.
Segundo a OIT, o conceito de "trabalho decente" abrange vários indicadores. Entre eles, estão oportunidades de emprego, rendimentos adequados, jornada de trabalho decente, conciliação com vida familiar, trabalho escravo, estabilidade e segurança, igualdade de oportunidades, ambiente seguro e diálogo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário