MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de julho de 2012

Supermercados da Grande Vitória vão cobrar pelas sacolas plásticas

Em Vitória os consumidores já usam sacolas retornáveis.
Proibição faz parte de um Termo de Cooperação entre MP e Acaps.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Sacolas (Foto: Reprodução/TV Tem)Sacolas serão cobradas nos supermercados
(Foto: Reprodução/TV Tem)
A cobrança pelas sacolas plásticas em supermercados de Vila Velha, Serra e Cariacica, na região Metropolitana do Espírito Santo, começa na segunda-feira (9). Assim como em Vitória, os consumidores vão precisar usar sacolas retornáveis ou outra embalagem. A proibição da distribuição das embalagens faz parte de um Termo de Cooperação assinado entre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e integrantes da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).
Cada sacola será vendida por R$ 0,19 e quem levar a embalagem terá desconto de de R$ 0,03 a cada cinco itens da compra nos seis primeiros meses de vigência da medida.
Acordo ambiental
No dia 9 de janeiro, os supermercados de Vitória colocaram em prática um acordo ambiental firmado entre o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). A campanha “Todos Embalados Por Um Mundo Melhor” incentiva a substituição das sacolas por outras formas de acondicionamento de compras mais sustentáveis, em especial pelas bolsas retornáveis.
Impacto
No mundo, anualmente, 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas são distribuídas, o que equivale a 1 milhão de sacolas produzidas por minuto. No Brasil, 41 milhões de sacolas plásticas são consumidas por dia, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. No Espírito Santo, são distribuídas 570 mil sacolas por dia. Só em Vitória, diariamente, circulam cerca de 50 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário