MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de julho de 2012

Superpopulação de cães e gatos ameaça a saúde da população


Animais são potenciais transmissores da raiva.
Dezessete casos da doença já foram registrados este ano.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Uma superpopulação de cães e gatos soltos nas ruas ameaça a saúde da população na região metropolitana de São Luís. Esses animais são potenciais transmissores da raiva, uma doença mortal para seres humanos.
Maria Gerlândia Marins, de 36 anos,a segunda vítima de raiva humana, em menos de um mês na capital. A morte da dona de casa ocorreu 42 dias após ela ter sido mordida por um cachorro infectado pelo vírus da raiva, no bairro Vila Embratel, onde morava.
O vírus da raiva é transmitido por animais infectados, como cães e gatos. A doença atinge o sistema nervoso central e de acordo com especialistas mata em poucos dias. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, foram registrados duas mortes pela doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, este ano, já foram registrados 17 casos de raiva canina, 13 na capital, um em Paço do Lumiar e 3 em São José de Ribamar. No ano passado foram registrados 52 casos.
A imunização contra raiva é um progrma do Ministério da Saúde, mas é executado pelos municípios. De acordo com o secretario-adjunto de saúde do Estado, no ano passado houve alerta de que São Luís poderia ter problemas com raiva. A vacinação dos animais será realizada com urgência nos locais onde foram registradas as mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário