MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Tucuruí é opção de tranquilidade e folia para turistas no mês de julho


Usina Hidrelétrica da cidade oferece um vista grandiosa e pesca esportiva.
Carnaval fora de época também é opção de lazer para visitantes.

Natália Mello Do G1 PA

O município de Tucuruí é, atualmente, um dos principais destinos procurados por turistas que vêm ao Pará no mês de julho. Com uma culinária regional saborosa, carnaval fora de época que leva de 20 mil brincantes atrás dos trios elétricos, a vista grandiosa de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e as paisagens em diversas ilhas de água doce artificiais, a cidade se transforma em um convite interessante para os veranistas que desejam seguir novos rumos nas férias.
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi inaugurada em 1984 e está localizada às margens do rio Tocantins, 350 km ao sul de Belém, capital do Pará (Foto: Divulgação)A Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi inaugurada em 1984 e está localizada às margens do rio Tocantins, 350 km ao sul de Belém, capital do Pará (Foto: Divulgação)
O território tucuruiense tem mais de 2.000 quilômetros quadrados de área, e está localizado na mesorregião do sudeste paraense, às margens do rio Tocantins. O clima é considerado tropical úmido, com temperaturas que variam entre 22 e 36 graus. O período mais chuvoso é entre os meses de dezembro a abril, e o mais seco vai de julho a setembro. Ou seja, o veraneio se torna um dos momentos mais convidativos para visitar a cidade.
Tucuruí abriga em seu território parte da Área Indígena Assuriní, a Reserva Trocará, com mais de 200 km². Para quem gosta de história, a visita a esta aldeia é uma incrível opção para quem quer conhecer um pouco sobre os povos indígenas.
Infográfico Tucuruí (Foto: Nathiel Moraes/G1)
Para o mês de julho, uma das principais atrações é o Carnaré, carnaval de rua fora de época tradicional de Tucuruí. Mais de 20 mil pessoas participam da programação, que conta com alguns blocos principais, entre eles Minhocão, Tribau e Xambira. Em 2012, a folia na cidade está marcada para os dias 13, 14 e 15 deste mês.
Carnaré
O Carnaré está entre os maiores carnavais fora de época do Pará. Organizado em blocos, os trios arrastam foliões pelas ruas da cidade até a Marquês de Santo Antônio, segundo os tucuruienses uma alusão a Marquês de Sapucaí. A atração, onde se apresentam bandas regionais e nacionais, recebe turistas de diversos estados do Brasil.
O “esquenta” é feito antes da saída dos blocos, e o ponto alto da festa é quando finalmente os foliões chegam na escadaria da cidade, local onde se apresentam as escolas de samba durante o carnaval tradicional. A produtora Adriana Sá, nascida em Tucuruí, já participou das duas programações carnavalescas.
“O Carnaré é a maior micareta do interior do estado, é super animada, vem gente de todo lugar, é organizada, com várias bandas, trio elétrico, e muita festa”, afirma Adriana. Já tem muito belenense encantado pelo carnaval tradicional da cidade, como o estudante de administração Miguel Rodrigues, de 21 anos.
“Foi o melhor carnaval que eu já fui. Já tinha ido em Vigia, Baião, Mocajuba, mas em Tucuruí foi bem diferente, não parece cidade do interior. Parece uma pequena cidade, mas muito limpa, organizada, tem abadá, foi bem divertido mesmo”, avalia Miguel, que já faz planos para o ano que vem. “Com certeza Tucuruí é meu destino novamente no carnaval de 2013”.
A prefeitura da cidade também apoia uma série de programações culturais, esportivas e de lazer durante o período, que fazem parte do Projeto Veraneio.
O Lago de Tucuruí foi formado a partir da construção da UHE e é uma das principais ilhas da cidade que pode ser conhecida pelo turista (Foto: Divulgação)O Lago de Tucuruí foi formado a partir da construção da UHE e é uma das principais ilhas da cidade que podem ser conhecida pelo turista (Foto: Divulgação)
Povo tucuruienseA origem da população tucuruiense está enraizada na cultura dos povos indígenas das tribos dos Assurinís, Parakañas e Gaviões, primeiros habitantes da região. Os primeiros fatos históricos da cidade têm registro em 1781, mas é a partir do final do século seguinte que a pequena cidade começa a crescer gradativamente. Várias vilas foram construídas para abrigar os operários responsáveis pela estrada Ferro Tocantins, ligando Alcobaça, como era conhecido Tucuruí, até o município de Itupiranga.
Em 1943, a cidade passa a categoria de povoado e já recebe a denominação de Tucuruí. Quatro anos depois, é elevado a categoria de município. Em meados da segunda metade do século XX, Tucuruí é palco da construção de um grande empreendimento, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE), fonte de energia para milhões de brasileiros. A obra foi responsável pela radical mudança econômica da cidade, além da chegada de muitas famílias envolvidas nas atividades da usina.
Infográfico Tucuruí Dicas (Foto: Nathiel Moraes/G1)
A usina
Em 2010, o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou cerca de 97 mil habitantes no município. Nos 10 anos que antecedem o último relatório, a pesquisa do Instituto constatou que a população era menor em cerca de 20 mil pessoas, o que demonstra que a cidade vem crescendo rapidamente.
Tucuruí tem um shopping com diversas lojas e cinemas, um centro comercial e, a partir das mudanças ocasionadas pelas obras da Usina, os turistas também podem apreciar uma das mais belas vistas da cidade, as das eclusas da UHE.
Atualmente, o turista pode fazer três tipos de visitas a usina: turística, panorâmica e técnica, todas com possibilidade de adequação ao objetivo do grupo de visitantes. O vertedouro de Tucuruí, utilizado para escoar a água em excesso que chega ao reservatório durante o período de chuvas, é considerado um espetáculo visual impressionante, mas que só acontece nos primeiros meses do ano.
A tucuruiense Adriana Sá garante a belíssima vista. “Para quem está indo a primeira vez, é necessário conhecer a Hidrelétrica, principal fonte de renda da cidade. Como boa tucuruiense, já visitei. É um passeio lindo e super enriquecedor. Além de você pode ter vistas lindas de toda a grandiosidade da usina, você ainda aprende um pouco de como funciona e o que gera tudo aquilo”.
Ilhas artificiaisAo se barrar o rio Tocantins, foi criado um novo ecossistema na região: um imenso lago artificial, composto por diversas ilhas e uma rica diversidade de fauna e flora amazônicas. O Lago de Tucuruí é um dos resultados desse processo de barramento do rio. Conhecido por sua beleza exuberante, o lago artificial permite uma vista encantadora do pôr-do-sol da cidade.
Além de passeios de barcos regionais, é possível conhecer as praias que possibilitam a visão de 100% da Usina Hidrelétrica, rio abaixo do leito do  Tocantins. O comerciante nascido, criado e residente em Tucuruí, Reginaldo Rodrigues, de 45 anos, acredita que o maior atrativo da cidade são as ilhas. “O mais interessante são as ilhas e o lago. Aqui é bom de viver e o povo é receptivo. É uma cidade boa de visitar”.
Segundo Micheli Van Der Laan, do Departamento de Turismo da prefeitura de Tucuruí, “a prefeitura tem apoiado os projetos de promoção social, cultura, esporte e lazer junto às entidades e associações que dão visibilidade ao município”.
Para ela, o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo. “Por isso, valorizamos os recursos naturais locais. Essa acaba se tornando a nossa bandeira de sustentabilidade junto ao desenvolvimento da região”, avalia Micheli. Ela afirma que dentre as atividades apoiadas, estão o carnaval em fevereiro e o Carnaré, em julho, além do Torneio de Pesca Esportiva, um desafio aos amantes da prática.
O Lago de Tucuruí foi formado a partir da construção da UHE e permite uma vista encantadora do pôr-do-sol da cidade (Foto: Divulgação)O Lago de Tucuruí foi formado a partir da construção da UHE e permite uma vista encantadora do pôr-do-sol da cidade. Ele é palco do Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí (Foto: Divulgação)
Torneio de Pesca EsportivaA construção da usina também estimulou a prática da pesca esportiva em Tucuruí, que levou a criação do Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia, antigamente conhecido como Topam. Desde 2010, a competição leva o nome de Tortuc, Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, realizado anualmente pela Associação de Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (Apelt).
A presidente da associação, Mariana Bogéa, destaca os principais objetivos do Tortuc.
“Além de promover o desenvolvimento socioambiental sustentável da região do entorno do Lago da UHE de Tucuruí, o torneio promove o turismo de pesca e a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social da comunidade ribeirinha no entorno do lago”, avalia.
Mariana acredita que o torneio também é um incentivo a preservação ambiental. Dentre os fins da associação, a gestora destaca o “desenvolvimento da consciência ecológica do turista através da divulgação e práticas das leis que normatizam a Pesca Esportiva, visando principalmente ao combate do uso de materiais e atitudes poluentes e predatórias”.
O município recebe competidores de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Goiânia e Brasília, além de municípios vizinhos, como Tailândia, Marabá e Itupiranga. Normalmente, cerca de 120 pescadores participam do torneio. Somente são considerados válidos para pontuação pela fiscalização do torneio os exemplares de Tucunaré que, depois de medidos, pesados e fotografados, retornem vivos às águas do lago. Em 2012, o evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho.
Culinária
O prato mais conhecido e definido pelos moradores e turistas que já visitaram a cidade como a delícia de Tucuruí não poderia deixar de ser feito com peixe, o Tucunaré, também chamado popularmente de "bicudo". O animal é abundante na região, e tem uma forma especial de ser servido na cidade: assado dentro de um saco plástico. A delícia típica de Tucuruí é preparada com limão, cebola, tomate, e pimenta de cheiro, fazendo com que o prato tenha um aroma especial.
Os restaurantes da cidade oferecem também o Tucunaré na folha de bananeira e banhado ao leite de coco. Outras combinações da culinária regional são um convite para o turista, como Pirarucu ao leite de castanha-do-Pará, acarí ao molho de tucupí e Filhote ao molho de camarão. São iguarias que ajudam a repor as energias de quem procura aproveitar todas as atrações que a cidade oferece durante as férias.
Infográfico Tucuruí Pontos Turísticos (Foto: Nathiel Moraes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário