MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Turista encontra baleia morta em mar do arquipélago de Abrolhos, na Bahia


Mamífero encalhou na região de Parcel das Paredes na tarde de terça-feira.
É o primeiro registro de encalhe de baleia em 2012, diz entidade ambiental.

Do G1 BA

Baleia morre na praia de Arolhos na Bahia (Foto:  José Carlos Ferreira/Arquivo Pessoal )Baleia foi vista por um turista em Abrolhos
(Foto: José Carlos Ferreira/Arquivo Pessoal )
Uma baleia jubarte foi encontrada morta no fim  da tarde de terça-feira (24), na região de Parcel das Paredes, no Arquipélago de Abrolhos, no extremo sul da Bahia. De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, esse é o primeiro registro de encalhe de baleias na Bahia em 2012.

O mamífero foi localizado por um turista que passava pela região. Segundo a entidade, veterinários foram ao local e constataram que a baleia estava em avançado estado de decomposição. Foi coletado material do animal para avaliação. A baleia foi deixada no local onde encalhou porque já estava sem vida.
O Instituto Baleia Jubarte estima que 10 mil baleias da espécie passem pelo litoral do Brasil durante a temporada dos mamíferos no país, que começa em julho e vai até outubro. As baleias jubarte viajam por dois meses para acasalar e ter filhotes nas águas do litoral do extremo sul da Bahia.

Em caso de encalhes de baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, o Instituto Baleia Jubarte informa que a população pode entrar em contato com o "programa de resgate", feito em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos, através dos telefones de emergência: 71 3676-1463 d 71 8154-2131 (Praia do Forte), além de 73 3297-1340, 73 8802-1874. Os números recebem ligações a cobrar e funcionam 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário