MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de julho de 2012

UE começa embargo ao petróleo do Irã; país diz estar preparado


Medida inclui proibição de compra por parte dos 27 países do bloco.
Commodity iraniana tem seus próprios mercados, diz ministro do petróleo.

Da EFE

O petróleo iraniano tem seus próprios mercados e o país está preparado para enfrentar as novas sanções do Ocidente a sua indústria da commodity, que não afetarão seu desenvolvimento e progresso, segundo disse neste domingo (1º) o ministro do Petróleo, Rostam Qasemi.
Qasemi lembrou que "a República Islâmica do Irã enfrentou as sanções petrolíferas muitos anos" e assegurou que agora estudou "todas as possíveis opções para enfrentá-las", em declarações divulgadas pela agência oficial iraniana, "Irna".
As declarações de Qasemi foram feitas no dia em que entra em vigor o embargo petrolífero total da União Europeia (UE) ao Irã, que inclui a proibição de compra de petróleo por parte dos 27 países do bloco e também lhes impede, entre outras coisas, de assegurar os navios com petróleo iraniano e fornecer equipamento para este setor.
Para o ministro, as sanções da UE, impostas para tentar frear o programa nuclear iraniano e que seguem a outras novas recentemente aplicadas pelos Estados Unidos no mesmo campo, "não têm efeito no desenvolvimento da indústria petrolífera do Irã".
Segundo ele, o Irã, além de vender seu produto em outros mercados, substituirá sem problemas os contratistas estrangeiros por nacionais e fabricará no país vários equipamentos, com o que "as sanções ocidentais terão um efeito positivo na indústria petrolífera iraniana".
Teerã negocia com novos clientes a venda de seu petróleo, disse Qasemi, acrescentando que a eventual ausência do Irã dos mercados internacionais de petróleo "criaria tensão" no setor.
O embargo total da UE ao petróleo do Irã foi aprovado em janeiro passado e afeta também outros países, que têm assegurados seus transportes de petróleo iraniano com companhias europeias e que agora não poderão prosseguir com estes fretes.
As novas sanções, destinadas a fazer o Irã desistir de seu programa nuclear, podem ter o efeito contrário e Teerã advertiu que não ajudarão para o avanço nas conversas sobre este assunto com o Grupo 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário